NOTÍCIAS:FUNALFA
JUIZ DE FORA - 25/5/2020 - 18:57

Portal de Notícias PJF | Oficinas da Praça CEU e do “Gente em Primeiro Lugar” são retomadas nas redes sociais | FUNALFA - 25/5/2020
Quase 1.400 pessoas estão cadastradas nos grupos de whatsapp criados pela Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados “Coronel Adelmir Romualdo de Oliveira”) e no facebook do Programa “Gente em Primeiro Lugar”, para retomada das oficinas de esporte e cultura, interrompidas pela pandemia de covid-19. A ideia é manter o contato da direção dos programas com os articuladores culturais e os alunos.

Implementada na última semana, a dinâmica tem obtido boa adesão. “Para nós, é importante que, nesse período de isolamento, os atendidos pelos dois maiores programas da Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa) não fiquem desassistidos. Entendemos que uma parte do público não tem acesso à internet, mas, nesse momento, essa foi a forma possível para manter a oferta de cultura e esporte, além de alimentar a conexão do grupo”, afirmou a gerente de Acesso à Cultura, Giovana Bellini.
Na Praça CEU, o conteúdo é repassado por meio do whatsapp. “Temos 63 grupos ativos, com total de 800 participantes. Pessoas de todas as idades aderiram à dinâmica de aulas virtuais de balé, jazz, danças urbanas e mix, alongamento, ginástica, flauta, violão, teatro, futsal e basquete”, explicou o coordenador-geral do equipamento urbano, André Noronha. Cada uma das modalidades disponibiliza duas aulas por semana. “Embora nossa meta seja alcançar alunos que já frequentavam nossas oficinas presenciais, estamos atendendo qualquer pessoa interessada em receber os conteúdos. É só entrar no link da bio do instagram (@ceujf) e solicitar a inclusão nos grupos, indicando a oficina de seu interesse&rd quo;, ex plicou o coordenador-geral.

André acrescentou que seis articuladores culturais estão diretamente mobilizados para produzir as aulas, disponíveis para tirar dúvidas. Segundo ele, o whatsapp foi escolhido a partir de uma pesquisa interna, apontando que é a plataforma mais usada pela maioria dos assistidos pela Praça CEU.

Já no Programa “Gente em Primeiro Lugar” a opção foi pelo facebook, onde 360 crianças, adolescentes e jovens estão inscritos para oficinas nas modalidades de artes visuais, capoeira, música, teatro e dança. Os interessados em participar ainda podem solicitar a inclusão por meio de mensagem no facebook ou pelo link disponível na bio do instagram do programa (@genteemprimeirolugar).

“Com uma semana de funcionamento dos grupos no facebook já tem bastante material relacionado às oficinas disponibilizado. Como são fixos, é possível acompanhar, mesmo entrando no grupo posteriormente. Trata-se de experiência nova para todos nós. É muito importante a participação ativa dos frequentadores das oficinas, para que as atividades sejam direcionadas ao seu interesse”, afirmou a coordenadora do programa, Ónely Teixeira.

A Praça CEU e o “Gente em Primeiro Lugar” são mantidos pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Funalfa, com gestão da Associação Cultural Arte e Vida (Acav).

3/7/2020 - CESAMA
Cesama já executou 60% da remodelação da rede de esgoto da Rua Olegário Pinto
3/7/2020 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu destaca mão de obra especializada na conservação do acervo de papel