NOTÍCIAS:SEDETA
JUIZ DE FORA - 22/5/2020 - 20:21

Portal de Notícias PJF | Juiz de Fora vai sediar a primeira fábrica de células de bateria de lítio-enxofre do mundo | SEDETA - 22/5/2020
Juiz de Fora será sede da primeira fábrica de células de bateria de lítio-enxofre do mundo. O anúncio foi feito pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, nesta sexta-feira, 22. O início das operações da “Oxis Brasil”, fruto de uma parceria da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) com a britânica Oxis Energy, está previso para 2023.

A adequação de um galpão de 20 mil metros quadrados, no Parque Industrial da Mercedes-Benz que sediará a fábrica, terá início imediato, com investimentos iniciais da ordem de US$ 56 milhões (cerca de R$ 245 milhões). Segundo a Oxis, a primeira fase permitirá a produção de 5 milhões de células de enxofre de lítio (Li-S) por ano, com a opção de estender e dobrar a capacidade de célula e propriedade. “Isso criará centenas de empregos, principalmente de alta qualificação, nos próximos dez anos, com a Oxis tendo acesso à expertise e inovação de estudantes das respeitáveis universidades de Juiz de Fora. Refletindo seu sucesso colaborativo com universidades do Reino Unido e da Europa, a Oxis está buscando ativamente colaborações com universidades brasileiras”, diz nota divulgada no site da empresa.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária da Prefeitura de Juiz de Fora, Rômulo Veiga, destaca que a Prefeitura trabalha para o incentivo do setor de tecnologia e inovação em Juiz de Fora. “A cidade possui vantagens competitivas que incluem aspectos logísticos, geográficos e de formação de mão de obra qualificada. Nos últimos anos, a Prefeitura vem trabalhando para a atração de investimentos como este, ligados a atividades tecnológicas e sustentáveis, geradores de empregos altamente qualificados”.

Fundada em 2005, a Oxis está envolvida no design, desenvolvimento e segue em direção à produção comercial das células de lítio-enxofre, componentes das baterias, como as utilizadas em veículos elétricos, para atender indústrias de defesa e aeroespacial – de tripulados e não tripulados. “Dentro de cinco anos, esta fábrica será um centro de excelência, produzindo células e sistemas de baterias e baterias de enxofre de lítio de classe mundial. Exportando para todo o mundo para diversos mercados: Aviação, Defesa, Veículos Elétricos Pesados, Veículos Comerciais Leves e Embarcações Marítimas de grande porte. Nosso objetivo é ajudar o Governo Brasileiro a eliminar todos os ônibus ICE (motor de combustão interna) por um período de 25 anos, o que equivale à produção de mais de 4 bilhões de células. O Brasil possui o terceiro maior mercado de ônibus do mundo, com 700.000 ônibus ICE atualmente em circulação”, afirmou o presidente da Oxis Energy, Huw Hampson-Jones.

O investimento em Juiz de Fora faz parte das ações da Codemge para incentivo à indústria de alta tecnologia no estado. Entre os benefícios para Juiz de Fora e para Minas Gerais, o diretor-presidente da Companhia, Dante de Matos, destaca “a transferência de tecnologia, a geração de novos empregos, além da projeção do estado no cenário econômico internacional em um segmento de vanguarda”.

3/7/2020 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu destaca mão de obra especializada na conservação do acervo de papel
2/7/2020 - SS
Boletim Covid-19 - Prefeitura confirma mais 52 novos casos nesta quinta-feira