NOTÍCIAS:SESUC
JUIZ DE FORA - 22/5/2020 - 18:24

Comboio do coronavírus já visitou 11 bairros

Portal de Notícias PJF | Comboio do coronavírus já visitou 11 bairros | SESUC - 22/5/2020
Durante toda a semana, órgãos da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e o Corpo de Bombeiros estiveram unidos para levar ações de orientação e fiscalização à população e ao comércio. O cumprimento das medidas de prevenção ao coronavírus (covid-19), bem como as determinações legais estabelecidas em decreto municipal são alvo do trabalho. As secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), Transporte e Trânsito (Settra) e Saúde (SS), juntamente com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e os Bombeiros, já percorreram 11 bairros, em diversas regiões da cidade. Nesta sexta-feira, 22, foi vez do Cascatinha e São Mateus.

Em abordagem preventiva, as equipes conversam com os moradores, alertam para a necessidade de manutenção do distanciamento social e reforçam informações sobre os cuidados pessoais, como uso de máscara e higienização das mãos. Todos recebem material gráfico educativo, e aqueles flagrados sem máscara ganham uma para uso imediato. “Estamos fazendo trabalho em conjunto, em nome da saúde de todos. Se salvarmos uma vida, já valeu a pena”, comentou o supervisor do Procon, Crystian Takeuchi, integrante da equipe de abordagem.

O comboio de ações preventivas foi criado como instrumento de reforço da inserção dos serviços da Prefeitura nas localidades monitoradas com maior índice de descumprimento às medidas de isolamento e às regras de funcionamento do comércio. A partir das denúncias recebidas pela Guarda Municipal foi definida a lista de locais a serem visitados. A estratégia está inserida na adesão do Município ao programa do Governo do estado, o “Minas Consciente”.

Na atividade desta sexta-feira houve notificação a dois estabelecimentos. O primeiro, uma loja de móveis, aberta no Bairro São Mateus. A proprietária foi orientada a fechar, uma vez que o ramo do negócio não está contemplado no rol de serviços essenciais, segundo o “Minas Consciente”. Já o segundo, um bar no Cascatinha, recebeu notificação para adequação às normas exigidas para seu funcionamento, como colocação de placa cobrando do cliente o uso de máscara dentro do estabelecimento. A notificação é a primeira fase do trabalho de fiscalização. Indica à empresa o que deve ser corrigido. Caso as normas não sejam observadas, os estabelecimentos poderão vir a receber o auto de infração e serem interditados.

A dinâmica da equipe multidisciplinar inclui passagem pelas principais ruas de cada região, com emissão de mensagem sonora preventiva. Depois, todos seguem para o trabalho de corpo a corpo. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância do cumprimento das medidas de prevenção à doença, bem como às determinações legais relativas ao comércio. A etapa é finalizada com a descontaminação de equipamentos urbanos no entorno do local onde corre a abordagem, feita pelos servidores do Demlurb.

3/7/2020 - CESAMA
Cesama já executou 60% da remodelação da rede de esgoto da Rua Olegário Pinto
3/7/2020 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu destaca mão de obra especializada na conservação do acervo de papel