NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 11/3/2020 - 11:56

Mais de 400 alunos participam da aula inaugural do CPC

Portal de Notícias PJF | Mais de 400 alunos participam da aula inaugural do CPC | SDS - 11/3/2020
Emoção e motivação foram os principais elementos da aula inaugural do Curso Preparatório para Concursos (CPC), na noite dessa terça-feira, 10. Cerca de 400 alunos compareceram ao Teatro Paschoal Carlos Magno para iniciar sua trajetória em busca da aprovação em processos seletivos de faculdades, universidades federais, cursos técnicos e concursos.

O prefeito Antônio Almas deu as boas-vindas aos estudantes e, em seu discurso, ressaltou a importância da educação como meio de garantir a inclusão e ressaltou o sentimento de dever cumprido diante de uma noite tão especial: “Do ponto de vista da educação, o obrigatório é atender a pré-escola e do 1º ao 9º ano. A Prefeitura oferece, ainda, o CPC, porque a maior forma de inclusão é a educação. Então o sentimento hoje é do dever cumprido”.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Tammy Claret, reiterou a importância da educação na transformação na vida das pessoas: “O CPC faz para a gente crer que a política pública tem papel fundamental na transformação de uma cidade, de um estado e de um país. A gente tem que acreditar que a educação transforma e que a política pública é feita por pessoas que sonham”.

Durante a solenidade, a coordenadora Jaqueline Trovato falou sobre a história e os objetivos do CPC. Os alunos também ouviram depoimento de pessoas que passaram pelo programa. “Acreditem em vocês”, destacou a ex-aluna e, hoje, estudante de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Juiz de Fora, Mariana Vieira de Paula, que também levou ao palco sua mãe, Sibertis Vieira, que emocionou a plateia ao falar da importância da família ao lado dos filhos neste momento de escolhas e estudos. Outra veterana do curso, Laura Roter, aluna de Ciências Humanas da UFJF, que denomina o CPC como “segunda casa”, também inspirou os novos alunos com sua poesia, que terminou com a estrofe: “Amei passar cada segundo naquele lugar e sempre que posso vou lá visitar e sei que vocês também vão amar e lembrem bem do que vou falar: CPC é a prova que o ensino bom não fica só na instituição particular”.

Wallace Gervasio, que tem o sonho de ser historiador, diz que tem grande expectativa para este momento inédito em sua vida, “nunca fiz cursinho. A expectativa é alta”.

A poesia de Laura foi entregue ao prefeito Antônio Almas e à secretária Tammy Claret, como forma de agradecimento dos alunos e da equipe do CPC. A solenidade foi encerrada com apresentação musical do ex-estagiário do CPC, João Victor de Oliveira Calegari.

CPC 2020

Neste ano, o CPC registrou 1.125 inscrições. Foram matriculadas 830 pessoas nos cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino (Enem), Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), IF e concursos públicos municipais e estaduais. As vagas foram destinadas a pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo federal (CadÚnico).

Foto: Gil Velloso

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.

18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM