NOTÍCIAS: MUSEU MARIANO PROCÓPIO
JUIZ DE FORA - 20/1/2020 - 11:14
Museu “Mariano Procópio” participa de campanha que promove prática de selfies
A campanha “Museum Selfie Day” (“Dia de Selfie no Museu”, em tradução livre do inglês) foi criada em 2014 por Mar Dixon, coordenador de projetos e entusiasta de museus, e desde então instituições de todo o mundo participam da iniciativa, que visa promover estes espaços de memória e sua relação com os visitantes, bem como seu acervo, através de autorretratos. Este ano, a iniciativa será nesta terça-feira, 21.
Antenado ao desenvolvimento da selfie, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a campanha em seu site, a fim de sensibilizar instituições museológicas em todo o país. Ela acontece geralmente no twitter e instagram, e é reconhecida por profissionais atuantes como fenômeno cultural da cultura da internet. Além da foto feita pelos visitantes, para participar é importante que as pessoas marquem o local, bem como utilizem a hashtag #MuseumSelfie.
A criatividade, contudo, não deve colocar em risco o visitante e as peças que se encontram expostas nos mais diferentes museus. As instituições museológicas têm regras próprias quanto ao uso de câmeras fotográficas e é importante conhecer a política do local antes de fotografar. No Museu “Mariano Procópio”, por exemplo, os visitantes podem fazer as selfies não apenas na área externa, mas nos prédios históricos, desde que não utilizem flash.
Campanhas no “Mariano Procópio”
Em 2019, o Museu “Mariano Procópio” promoveu, em parceria com fotógrafos, duas edições da “Copa Brasil de Fotografia” e a retomada do concurso “Safári Fotográfico no Museu”. O objetivo é divulgar o espaço histórico e paisagístico como cenário para fotografias, fortalecendo o vínculo afetivo da população com a instituição. Além disso, o Museu investe nas redes sociais, como no facebook e instagram.
Foto: Divulgação
* Informações com a assessoria de comunicação do Museu Mariano Procópio pelo telefone: 3690-2004.
IMPRIMIR