NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 20/11/2019 - 18:03

Portal de Notícias PJF | Escolas municipais inauguram horta dentro do projeto de alimentação saudável para as crianças | SE - 20/11/2019
As escolas municipais (E.M.) “Amélia Pires” e a “Professor Paulo Rogério dos Santos”, do Bairro Monte Castelo, inaugurarão, no sábado, 23, a “Horta Escolar”, parte do projeto “Alimentação Saudável, Saúde e Cidadania”. O projeto teve início em 2010, na E. M. “Amélia Pires”, com objetivo de melhorar a alimentação das crianças, e passou a fazer parte do programa pedagógico das escolas.

De acordo com a diretora Sonia Maria de Souza, o projeto “tem relevância, porque trabalha alimentação saudável. O resultado é positivo, pois os alunos valorizam este processo e reduzem o consumo dos industrializados. Eles passam a ter novo olhar para a alimentação, e agora vão ter o olhar do cultivo. Queremos que levem esse hábito para o dia a dia”. Em 2018 veio a parceria com a “Professor Paulo Rogério dos Santos”. A diretora Elaine Lopes Kirchmair Matos disse que “já estávamos introduzindo a alimentação saudável na escola há algum tempo, e ano passado surgiu essa parceria. Como possuímos espaço, decidimos fazer a horta. Os alunos já trazem de casa fruta e garrafinhas de água.”

Neste ano, os alunos foram à feira do bairro e tiveram aulas de literatura sobre o tema, receitas, palestras de nutricionistas e contação de história, entre outras atividades. Ainda serão trabalhados o monitoramento dos alunos na horta e outras ações, no próximo ano.

Em 2011, o projeto “Alimentação Saudável, Saúde e Cidadania” conquistou o “Selo Escola Solidária”, que identifica, reconhece e fortalece as instituições brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades. O selo é uma realização do Instituto Faça Parte, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), as organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e acontece a cada dois anos. Entre outros resultados, o selo propicia troca de experiências e articulações entre escolas solidárias.

A inauguração da horta acontecerá às 9 horas na E. M. “Professor Paulo Rogério dos Santos”, na Rua Coronel Quintão, 136.

* Informações com a Assessoria da SE pelo telefone 3690-8497.

24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais