NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 20/11/2019 - 16:39

“Dia da Homeopatia” é comemorado com ações conscientizadoras

Portal de Notícias PJF | “Dia da Homeopatia” é comemorado com ações conscientizadoras | SS - 20/11/2019
Aferição de pressão, roda de conversa com médicos, atenção farmacêutica e ações educativas com a enfermagem e o serviço social aconteceram nesta quarta-feira, 20, durante as comemorações do “Dia da Homeopatia no Brasil - Novembro Verde”, pelo Serviço de Práticas Integrativas e Complementares (Spic). O movimento, realizado no Posto de Atendimento Médico (PAM) Marechal, sensibilizou a população, que compareceu para tirar dúvidas e conhecer os benefícios da adesão ao tratamento. Ubalda Maria dos Santos, 69 anos, por exemplo, tem problema circulatório, que deseja tratar com homeopatia. Maria da Glória Teixeira, 67, há anos recorre ao método, e está satisfeita com o tratamento da labirintite, da gastrite e da ansiedade. Os interessados devem se dirigir à Unidade de Atenção Primária em Saúde (Uaps) de referência, que os encaminhará ao Spic, através da Central de Marcação de Consultas.

A médica Elizabeth Mendonça Daniel, que participou de rodas de conversa, esclareceu que a homeopatia estimula a energia do corpo e a imunidade, o que soluciona 90% dos problemas. O também médico Pedro Paulo Nabuco ressaltou que a campanha contribuiu para que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) saiba seus direitos. Ele sente amplamente reconhecida a capacidade técnica e humana do serviço.

O aumento da procura é evidente, segundo a supervisora Karla de Castro Monteiro. Ela observa o fenômeno nas reuniões de acolhimento, que acontecem às quartas e quintas-feiras: “As pessoas estão preocupadas com a saúde e buscam tratamentos mais naturais, com efeitos colaterais muito menores, a custos mais acessíveis. Dois medicamentos de cada receita são fornecidos gratuitamente pela farmácia homeopática. A homeopatia vê o indivíduo com olhar olístico, ou seja, olha para ele como um todo, o que é muito importante e eficiente. Muitos só se tratam pelo método”.

O Spic realiza cerca de mil consultas ao mês. O serviço dispõe de nove médicos homeopatas e dois acupunturistas. Os pacientes são encaminhados por médicos da rede. Também há grupos de meditação e educação alimentar.

Em novembro acontecerão ainda duas rodas de conversa. No dia 25, às 9 horas, a médica Adriana Bisaggio abordará a “Auricoloacupuntura”, e no dia 27, às 14 horas, a enfermeira Priscila Toledo falará sobre “Homeopatia e Saúde”.

Criado em 1995, o serviço se tornou uma das bases-modelo para o Ministério da Saúde elaborar a Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) para o SUS, publicada em 2006. Como consequência, em 2009 foi divulgada a Política Estadual das Práticas Integrativas e Complementares do Estado de Minas Gerais (PEPICMG).

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123/7389.

19/4/2024 - SEDIC
Divulgada a programação final da Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação que acontece neste sábado, 20
19/4/2024 - SEDH
“Cine Democracia Sempre” promove sessão dupla de cinema com participação dos diretores dos filmes