NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 18/10/2019 - 18:29

Portal de Notícias PJF | Educação abre mostras com apresentações artísticas de professores e alunos no CCBM | SE - 18/10/2019
Foi realizada nesta quinta-feira, 17, no Centro Cultural “Bernardo Mascarenhas”, a abertura oficial da “15ª Mostra Professor Também Faz Arte” e da “11ª Mostra Estudantil de Arte”. Com o tema “Arte Para Pensar o Mundo”, o evento teve apresentações artísticas e marcou, também, a abertura das exposições de artes visuais e literatura, com trabalhos feitos por quem ensina e por quem aprende.

O evento, coordenado pelo Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF) da Secretaria de Educação (SE) teve as presenças de professores, técnicos e gerentes da SE, além da secretária de Educação, Denise Vieira Franco, e da subsecretária de Articulação das Políticas Educacionais, Andréa Borges de Medeiros. A abertura foi marcada pela performance de dança, denominada "Qual é a Minha Dança Para Mudar o Mundo?", realizada por dez bailarinos, que se apresentaram em três locais diferentes, levando o público a uma experiência diferenciada nas galerias do CCBM.

Houve ainda a apresentação de teatro, do grupo composto por Cristiano Fernandes, Marcos Adriano e Teka Figueira, com o tema “Criançamento da Palavra”, que levou o público a cantar junto músicas que remetem à infância.

Além das apresentações, foi realizada a cerimônia de abertura, que, além do pronunciamento da secretária, teve a exibição de três vídeos, sendo dois teasers (curtos) referentes às duas mostras feitas pelo Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF), que coordena o evento, e outro com o pronunciamento do prefeito Antônio Almas, justificando sua ausência por questão de incompatibilidade de agenda, mas informando aos presentes sobre a assinatura do decreto municipal, na tarde de quinta-feira, 17, que cria o “Programa Arte/Educação na Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora”. Saiba mais.

De acordo com Denise Franco, estas mostras “são o coroamento de ação desenvolvida em cada escola, por cada professor com seus alunos, num processo de desenvolvimento educacional de cunho artístico, trazendo para o interior da escola a sensibilidade, a estética, o trabalho com a arte cotidianamente. Usando todos os espaços possíveis do território da nossa cidade, fazendo com que nossos cidadãos, escolares, crianças e adolescentes, possam usufruir dos espaços artísticos da cidade e vivenciar a arte como experiência externa”.

Sobre o evento, a gerente do DPPF, Iêda Loureiro de Carvalho, falou que este “é o resultado de um trabalho desenvolvido na sala de aula da rede municipal, que envolve a pesquisa e a criação em arte. Então, temos trabalhos desde a educação infantil até à EJA (Educação de Jovens e Adultos). É a celebração dessa diversidade, dessa variedade de trabalhos e linguagens. O trabalho dos professores também é resultado desta pesquisa, dessa criação, dessa prática em arte da rede municipal”.

Após a abertura, as apresentações estarão em vários locais, como o Museu “Mariano Procópio” (Mapro), o Teatro “Paschoal Carlos Magno”, a Sala de Giz, o Espaço Compartilha e a Arteria, numa programação que se estenderá até 7 de novembro. Confira.

Pela “Mostra Estudantil de Arte” são 162 trabalhos, sendo 63 em artes visuais e literatura, 95 composições cênicas e quatro audiovisuais. A “Mostra Professor Também Faz Arte” tem 114: 66 em artes visuais, 26 em literatura, 21 composições cênicas e um audiovisual. Este ano participam das atividades 274 professores, 71 escolas e mais de 3.500 alunos.

O projeto tem o objetivo de divulgar as produções artísticas de professores e alunos da rede municipal, estimulando intercâmbios culturais entre as escolas e a sociedade. Em 2018, o obteve destaque nacional, conquistando o 18º lugar no "Prêmio Funarte Arte e Educação", da Fundação Nacional de Artes, que seleciona ações artísticas e culturais por todo o país.

Para mais informações sobre as mostras, telefone 3690-7358.

Foto: César de Azevedo

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.

23/4/2024 - EMPAV
Brilha JF: Prefeitura de Juiz de Fora segue com a instalação de luminárias LED na zona sul
23/4/2024 - SEL
PJF publica edital de inscrição do Programa Bolsa Atleta 2024