NOTÍCIAS: SEL
JUIZ DE FORA - 20/9/2019 - 18:45

“Semana Paralímpica” leva centenas de pessoas às disputas do atletismo

Portal de Notícias PJF | “Semana Paralímpica” leva centenas de pessoas às disputas do atletismo | SEL - 20/9/2019
A chegada à pista de atletismo da Faculdade de Educação Física e Desporto (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já revelava intensa movimentação. Eram os atletas, familiares e professores de instituições e escolas que se preparavam para as provas do atletismo da “13ª Semana Paralímpica”. Foram mais de 180 inscrições para a manhã desta sexta-feira, 20.

Divididas nas categorias juvenil e adulto, foram realizadas provas de pista e de campo, disputadas simultaneamente. Os atletas correram cem, 400 e 1.500 metros, além dos cem de caminhada. Ao mesmo tempo, aconteciam o salto em distância, lançamento de pelota, de dardo e de disco. Muitos estavam presentes para participar de mais de uma prova e se revezavam entre os esportes. Por outro lado, outros, ali pela primeira vez, conhecendo as modalidades e revelando talentos. “A ´Semana Paralímpica´serve para os atletas se confraternizarem e aqueles que não praticam nenhum esporte terem esse contato”, explicou a supervisora de esporte adaptado, Adriana Guarino.

E, pela primeira vez, as modalidades paralímpicas dos “Jogos Intercolegiais” integram a “Semana” nas disputas de atletismo, polybat e natação. Para Ronaldo Ishimaru, responsável pelos “Jogos”, a experiência tem sido bastante positiva: “Os alunos estão muito mais animados, porque, dessa forma, correm com a raia cheia. Eles veem que a competição está cheia para eles. O polybat também foi bem legal, muito dinâmico.”

Paulo Cesar, 15 anos, da Escola Municipal (E.M) “Núbia Pereira de Magalhães” já participou da “Semana Paralímpica” várias vezes, normalmente nas modalidades poybat, futebol e atletismo: “Hoje vou participar do salto em distância e da corrida. Treinei bastante, acho que vou ganhar.”

O professor de Geografia, Leonardo Diogo Nogueira, da Escola Estadual (E.E.) “Almirante Barroso” levou o estudante Alan Marcelino para participar de provas pelos “Jogos Intercolegiais” e pela “Semana Paralímpica”: “Estou achando muito proveitoso poder participar dos dois eventos ao mesmo tempo. Percebemos que, cada vez mais, melhora a autoestima dos alunos, além da parte esportiva.”

Os estagiários voluntários do curso de Educação Física da UFJF, Igor Daldegan e Pablo Gabriel Brito, estavam ajudando nas atividades: “É uma realização muito grande estar aqui, pois é minha primeira experiência como estagiário. Ver o sorriso no rosto dos atletas está sendo muito gratificante”, revelou Igor. Pablo explicou que, quando a professora fez o convite, logo aceitou: “Quero ter todas as experiências possíveis, e trabalhar com este público é muito legal. A gente vive e aprende com eles”.

Estiveram presentes, além dos atletas do Programa “JF Paralímpico” e da equipe “Superamigos”, alunos das seguintes escolas:

De Lima Duarte:

E.E “Joaquim Delgado de Paiva”

E.M. “Ataualpa Duque”

E.M “Joaquim Lenz”

Escolas municipais de Juiz de Fora:

“Coronel Emílio Esteves dos Reis” (também pelos “Jogos Intercolegiais”)

“Rocha Pombo”

“Padre Wilson”

“Vereador Raimundo Hargreaves”

“Núbia Pereira Magalhães”

“Thereza Falci”

Centro de Educação do Menor

Escolas estaduais de Juiz de Fora:

Instituto Estadual de Educação (também pelos “Jogos Intercolegiais”)

“Dilermando Costa Cruz”

“Estevão de Oliveira”

“Ali Halfeld” (também pelos “Jogos Intercolegiais”)

“Maria das Dores de Souza”

“Almirante Barroso” (também pelos “Jogos Intercolegiais”)

“Juscelino Kubitschek”

“Professor Lopes”

“Joaquim Alves de Carvalho”

A “Semana Paralímpica” termina na manhã deste sábado, 21, com a natação, no Sport Club Juiz de Fora, a partir das 8h30.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SEL, através do 3690-7881.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa