NOTÍCIAS:SEPLAG
JUIZ DE FORA - 13/9/2019 - 14:56

Portal de Notícias PJF | Prorrogado o prazo para votação no Orçamento Participativo 2020 via aplicativo gratuito | SEPLAG - 13/9/2019
O prazo para votação no Orçamento Participativo 2020 foi prorrogado para o próximo dia 30. Através da “Consulta Pública”, disponível no aplicativo Colab, a população poderá opinar em qual área a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deverá investir mais recursos municipais no próximo ano. O resultado será incluído na Lei Orçamentária Anual (LOA), a ser enviada para apreciação da Câmara Municipal em outubro. Clique neste link para votar: consultas.colab.

Como funciona a votação

A população poderá ajudar a escolher onde a PJF vai investir recursos da ordem de R$1,5 milhão em 2020. Entre as opções, estão:

- revitalização de parte do Complexo Mascarenhas (Praça Antônio Carlos e Mercado Municipal);

- construção de calçadões para pedestres nas ruas Marechal Deodoro e Batista de Oliveira; revitalização da Praça da Estação;

- ampliação de programas sociais, culturais e esportivos, como Núcleo Travessia, Gente em Primeiro Lugar e Bom de Bola;

- realização de eventos culturais, como Carnaval e festas temáticas;

- construção de uma escola de educação infantil para crianças com idade entre 3 e 5 anos;

- obras de revitalização de uma unidade de atendimento à saúde.

Ao iniciar a votação do Orçamento Participativo pelo Colab, o cidadão vai encontrar perguntas, como quais são os problemas e os desafios para cidade; quais devem ser as áreas prioritárias para aplicação de recursos; e uma específica sobre qual obra deve ser realizada preferencialmente no próximo ano.

Os participantes também serão interpelados sobre a forma de consulta pública que consideram mais adequada para ser utilizada na realização do Orçamento Participativo do próximo ano. Em algumas questões, será possível registrar uma opinião descritiva.

Mecanismo democrático de participação popular

A adoção do Colab pela PJF é uma ação do “Gestão Inteligente”, nome adotado na cidade no programa “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”, liderado pela Comunitas e presente em mais de dez cidades no país. Seu objetivo é a melhoria constante na prestação dos serviços públicos.

A plataforma Colab, que é de utilização livre e gratuita, já foi utilizada para pesquisas no mesmo sentido na cidade de Santos, no estado de São Paulo, e de Teresina, capital do Piauí. A Organização das Nações Unidas (ONU) também utilizou a plataforma recentemente para ouvir a população brasileira. Para evitar registros duplos e perfis falsos, o cadastro do Colab exige e certifica a veracidade de dados como o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Planejamento e Gestão pelo telefone 3690-7245.

18/9/2020 - SS
Boletim Covid-19 - Juiz de Fora confirma mais três óbitos e 94 novos casos nesta sexta
18/9/2020 - SESUC
Guarda Municipal e Demlurb promovem ação de descontaminação no Estádio