NOTÍCIAS:FUNALFA
JUIZ DE FORA - 12/9/2019 - 17:37

Portal de Notícias PJF | Homenagens e espetáculo marcam os dez anos do Programa “Gente em Primeiro Lugar” | FUNALFA - 12/9/2019
Os dez anos do “Gente em Primeiro Lugar” foram comemorados na quarta-feira, 11, em solenidade que reuniu alunos, ex-alunos, familiares, funcionários, apoiadores e gestores do programa no Teatro “Paschoal Carlos Magno”. A noite foi marcada pela emoção e por homenagens a pessoas que tiveram papel decisivo na implantação, manutenção e expansão dessa política pública, que busca garantir o direito à cultura.

“Obras a gente faz com tijolos e ferro. São importantes, mas são frias. Nada se compara ao investimento feito em pessoas. Esse sim proporciona a verdadeira revolução. E o ´Gente em Primeiro Lugar´ é o grande investimento humano que a Prefeitura faz. Ele transforma vidas por meio da arte, abre novos horizontes, sinaliza perspectivas”, declarou o prefeito Antônio Almas. “O programa é tão consolidado e efetivo que não sofreu descontinuidade, o que costuma acontecer nas transições políticas. Atravessou governos e acredito que ainda tem um longo caminho pela frente”, avaliou o ex-prefeito Custódio Mattos, responsável pela implantação do “Gente em Primeiro Lugar”. Segundo ele, o modelo de gestão, por meio de organização social, também contribuiu para que a ação resistisse às trocas no Executivo.

Gabrielle Generoso, funcionária do projeto desde a implantação, lembrou o processo de criação, coordenado pelo ex-superintendente da Funalfa, Toninho Dutra: “A única certeza que tínhamos era de que não seria mais um projeto engavetado. A gente acreditava no que estava fazendo e, assim, o programa foi tomando forma e hoje tem esse alcance”. Em uma década, cerca de cem mil pessoas foram impactadas pelas ações do “Gente em Primeiro Lugar”, que soma cerca de 32 mil atendimentos diretos a crianças, adolescentes e jovens, preferencialmente em situação de risco social.

O universitário Ygor Ventura, aluno da oficina de teatro e atualmente integrante da “Cia. Eita!”, conta que o programa foi determinante em sua vida: “Comecei a perceber coisas novas, abriu minha mente. Foi depois do teatro que descobri minha vocação para a cultura e decidi cursar Artes e Design na UFJF”.

A noite festiva foi encerrada com a estreia do espetáculo “Bença”, reunindo alunos de teatro, dança e música do “Gente em Primeiro Lugar”, com direção artística e dramaturgia de Felipe Moratori. Os coordenadores dos grupos SOMos, Anderson Fofão; DiverDança, Felipe Noselhi; e da Cia. Eita! assinam a codireção da montagem, que divertiu e emocionou a plateia, falando dos “monstros imaginários” de cada um.

Foto: Gil Velloso

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa - 3690-7044.

18/9/2020 - SS
Boletim Covid-19 - Juiz de Fora confirma mais três óbitos e 94 novos casos nesta sexta
18/9/2020 - SESUC
Guarda Municipal e Demlurb promovem ação de descontaminação no Estádio