Portal de Serviços da Prefeitura de Juiz de Fora
NOTÍCIAS:DEMLURB
JUIZ DE FORA - 11/9/2019 - 14:07

Portal de Notícias PJF | Psicóloga ministra palestra sobre relacionamento interpessoal no trabalho para servidores do Demlurb | DEMLURB - 11/9/2019
A psicóloga Leila Abrahão, gerente do Departamento de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária da PJF, ministrou palestra sobre o “Relacionamento interpessoal no trabalho” para cerca de 50 servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb). O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 11, das 7h30 às 8h30, na sede do Demlurb, localizada na Avenida Francisco Valadares, 1.000, Vila Ideal.

Na palestra, foram abordados temas como respeito aos colegas de trabalho, empatia, educação e cordialidade, avaliação pessoal, paciência e diversos assuntos relacionados. Durante o evento, o motorista Ademir Rezende compartilhou com os colegas seu exercício diário para trabalhar mais calmo e mais feliz. Ele conta que medita um pouco todas as manhãs, antes do trabalho, e elogiou a palestra: “Foi muito bom poder participar, muito importante fazer os exercícios que a Leila passou, ela é muito bem qualificada”.

A servidora Maria da Piedade diz o que considerou mais interessante na palestra: “Aprendi que nosso comportamento é um ciclo. Quando estamos bem no trabalho, chegamos em casa bem, tratamos nossa família melhor, então no outro dia trabalhamos felizes de novo e por aí vai. O mais importante, para mim, foi entender como nosso humor e nossas falas podem piorar ou melhorar o dia dos outros. Espero sempre melhorar”. O motorista Jorge Costa conta que sempre teve um relacionamento no trabalho muito bom e que vai aplicar o que Leila passou em sua família: “Me dou muito bem com meus colegas, agora vai ser melhor, eu vou usar tudo que ela falou em casa, com meus filhos, porque serve também. Às vezes a gente ama alguém, mas esquece de demonstrar. Depois dessa palestra, vou passar a abraçar mais e perguntar com mais atenção como foi o dia dos meus filhos e coisas assim”.

A palestrante explica a importância de falar sobre relacionamentos e inteligência emocional no Demlurb: “Vamos tratando as etapas para construção de relações melhores, passando primeiro pelo autoconhecimento e depois pelo relacionamento com os colegas de trabalho. Os servidores contribuíram muito, falando sobre seus exercícios de paciência e empatia e participando das atividades passadas. Além de palestra, foi um momento de integração muito bom; eles se abraçaram, se elogiaram e um valorizou o profissional e colega que o outro é. Isso cria um ambiente de trabalho melhor, mais leve e mais saudável”.

Foto: Divulgação

* Informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb pelo telefone 3690-3537.

13/9/2019 - SDS
SDS promove “ocupação” do Parque Halfeld através da arte
13/9/2019 - SEDETA
“Seu Emprego JF” divulga novas oportunidades nesta sexta-feira