NOTÍCIAS:SECOM
JUIZ DE FORA - 10/9/2019 - 17:52

Mobilização sobre o Orçamento Participativo impacta centenas de pessoas

Portal de Notícias PJF | Mobilização sobre o Orçamento Participativo impacta centenas de pessoas | SECOM - 10/9/2019
O prazo para votação na consulta pública do Orçamento Participativo, por meio do aplicativo Colab, termina nesse domingo, 15. Por isso, a Prefeitura de Juiz de Fora tem intensificado as ações de mobilização. Na última semana, uma série de reuniões estimulou a participação social em diferentes públicos. A mobilização, organizada pela Secretaria de Comunicação Pública (Secom), com a presença de técnicos do Colab, engajou Organizações Não Governamentais (ONG), conselheiros municipais, estudantes e a sociedade civil como um todo.

Para o prefeito Antônio Almas, a participação social é o único caminho para uma sociedade mais justa. “Não há outro caminho. Precisamos utilizar as novas tecnologias para expandir o olho no olho e o dedo de prosa e dar voz e vez ao cidadão. É ele quem tem o poder de construir conosco a cidade que todos desejamos, de priorizar, sobretudo, o bem comum”.

A incursão teve apoio do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, pelo convite a participar da 17ª Semana Acadêmica de Direito, que reuniu mais de 200 estudantes, inclusive de outros cursos, para uma palestra ministrada pelo prefeito Antônio Almas e pela equipe do aplicativo. Na última sexta-feira, 6, a agenda foi encerrada com mais um ciclo de conversas com alunos do Centro Universitário, nas salas de aula.

A analista de participação social do Colab, Luiza Jardim, descreve a experiência de migrar o engajamento digital para ações físicas: “Foi muito interessante abrir este espaço para conversar pessoalmente sobre o orçamento e sobre a possibilidade de participação social, que foi algo muito bem recebido nos diversos grupos que conhecemos nesses dias. As pessoas ficaram muito impressionadas em saber que podem escolher o que será feito com uma parcela do orçamento, e motivadas em participar. Sinto que esses encontros presenciais serviram para tirar algumas dúvidas sobre o tema, e, principalmente, para mostrar a seriedade e a legitimidade do mecanismo, que ganhou mais confiança da população”.

O reitor Douglas Machado ressaltou a importância da maior instituição de ensino privado de Juiz de Fora apoiar uma iniciativa que resulta diretamente em melhorias para a cidade, e o espaço aberto pelo aplicativo Colab à população. “Com o Colab, qualquer cidadão pode participar do Orçamento Participativo e pode dizer o que acha mais importante para a cidade. As portas da Estácio continuam abertas para que possamos contribuir com nossa cidade, com o poder público municipal, para gerar ações que beneficiem cada vez mais nossa sociedade”.

As ações envolveram, ainda, uma reunião aberta à sociedade para discussão, com a participação de representantes do Politize, ONG de educação política com atuação nacional, do projeto X-Lab, projeto de engajamento social, além do RenovaBR, iniciativa de formação de lideranças, além da sociedade civil. Na última quinta-feira, 5, os agentes de mobilização do Colab, Pedro Torres e Luiza Jardim, participaram da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Na consulta pública do Orçamento Participativo, a população poderá ajudar a escolher onde a PJF vai investir recursos da ordem de R$ 1,5 milhão em 2020. Entre as opções, estão: revitalização de parte do Complexo Mascarenhas (Praça Antônio Carlos e Mercado Municipal); construção de calçadões para pedestres nas ruas Marechal Deodoro e Batista de Oliveira; revitalização da Praça da Estação; ampliação de programas sociais, culturais e esportivos, como Núcleo Travessia, Gente em Primeiro Lugar e Bom de Bola; realização de eventos culturais, como Carnaval e festas temáticas; construção de uma escola de educação infantil para crianças com idade entre 3 e 5 anos; e obras de revitalização de uma unidade de atendimento à saúde.

Ao iniciar a votação do Orçamento Participativo pelo Colab, o cidadão vai encontrar perguntas, como quais são os problemas e os desafios para cidade; quais devem ser as áreas prioritárias para aplicação de recursos; e uma específica sobre qual obra deve ser realizada preferencialmente no próximo ano. Os participantes também serão interpelados sobre a forma de consulta pública que consideram mais adequada para ser considerada na realização do Orçamento Participativo do próximo ano. Em algumas questões, será possível registrar uma opinião descritiva. Um link de acesso à pesquisa também estará disponível no site da PJF.

“Gestão Inteligente”

A adoção do Colab pela PJF é uma ação do “Gestão Inteligente”, nome adotado na cidade no programa “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”, liderado pela Comunitas e presente em mais de dez cidades no país. Seu objetivo é a melhoria constante na prestação dos serviços públicos.

A plataforma Colab, que é de utilização livre e gratuita, já foi utilizada para pesquisas no mesmo sentido, nas cidades de Santos, no estado de São Paulo, e de Teresina, capital do Piauí. A Organização das Nações Unidas (ONU) também utilizou a plataforma recentemente para ouvir a população brasileira. Para evitar registros duplos e perfis falsos, o cadastro do Colab exige e certifica a veracidade de dados como o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário.

*Informações com a Secretaria de Comunicação Pública pelo telefone 3690-7246.

9/12/2019 - SEL
“Copa PJF Bahamas de Futebol Amador” - Sport e Açaí do Fábio vencem última rodada
9/12/2019 - SESUC
Guarda Municipal comemora o 11º aniversário nesta terça-feira