Portal de Serviços da Prefeitura de Juiz de Fora
NOTÍCIAS:FUNALFA
JUIZ DE FORA - 10/9/2019 - 17:42

Portal de Notícias PJF | “Gente em Primeiro Lugar” celebra dez anos de transformação social através da cultura | FUNALFA - 10/9/2019
Dez anos de atuação, cerca de 32 mil atendimentos diretos a crianças, adolescentes e jovens e mais de cem mil pessoas impactadas. Os números do programa “Gente em Primeiro Lugar” impressionam pela magnitude, mas é nos relatos pessoais dos beneficiados e dos profissionais envolvidos que se pode dimensionar a importância dessa política pública que aposta na cultura para promover transformação social e construir cidadania. Mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa), e gerenciado pela Associação Cultural Arte e Vida (Acav), o programa foi criado em setembro de 2009, com a missão de garantir acesso à cultura, um direito previsto na Constituição Federal.

Subvertendo a lógica elitista e centralizadora, a ação aposta no conceito de rede, levando oficinas gratuitas de arte e cultura para quase 60 bairros e alcançando todas as regiões da cidade. Dessa forma, é possível atingir segmentos sob risco social e grupos historicamente alijados do consumo e da produção cultural. “Sinto-me honrado e, até mesmo, emocionado, por mantermos esse programa, que é, sem qualquer sombra de dúvida, uma poderosa ferramenta de inclusão social. Por meio dele, investimos na autoestima de nossas meninas e nossos meninos, estimulamos o reconhecimento de seus valores – que são muitos! - e permitimos que vislumbrem novas possibilidades. O próprio nome do programa resume sua essência. Gente deve sempre estar em primeiro lugar. É nisso que acredito”, afirmou o prefeito Antônio Almas.

Para o diretor-geral da Funalfa, Zezinho Mancini, o “Gente em Primeiro Lugar” sinaliza perspectivas para crianças, adolescentes e jovens de Juiz de Fora, que têm suas vidas transformadas pela cultura: “A semente plantada há dez anos está dando frutos. Hoje conseguimos enxergar claramente os desdobramentos do programa. A gente vê grupos amadurecidos participando de espetáculos independentes e alunos viajando para festivais e trazendo prêmios para a cidade. A iniciativa privada tem manifestado interesse em apoiar a manutenção e a ampliação do programa, e isso também é importante.”

Andrea Ventura, gerente administrativa da Acav, destacou que, em sua primeira década, o programa conseguiu ampliar seu alcance e se consolidar como bem-sucedida política pública: “O ´Gente em Primeiro Lugar´ é sinônimo de credibilidade e estabilidade. Seu crescimento é expressivo e visível até mesmo na estrutura de recursos humanos. Em 2011, quando iniciamos a gestão, mantínhamos 51 pontos de atendimento em 42 bairros, com 25 articuladores culturais e cinco coordenadores de área: música, dança, teatro, capoeira e artes visuais. Atualmente, estamos em 75 locais, chegando a 58 bairros e com equipe multidisciplinar, com dois coordenadores-gerais, cinco coordenações de área, um atendente de público, um designer gráfico, uma assistente social e um motorista”.

Espetáculo

Os dez anos do Programa “Gente em Primeiro Lugar” serão comemorados com o espetáculo “Bença”, que apresentará linguagens múltiplas e colocará no palco do Teatro “Paschoal Carlos Magno” (Rua Gilberto de Alencar, Centro), alunos das oficinas culturais. Felipe Moratori foi convidado para fazer a direção artística e a dramaturgia, com co-direção dos coordenadores dos grupos “Eita!”, Lucas Nunes; “DiverDança”, Felipe Noselhi, e “Somos”, Anderson Fofão.

A estreia acontecerá nesta quarta-feira, 11, às 19h30. Haverá apresentações também nos dias 12, 13, 14 e 15, no mesmo horário. As três primeiras datas foram reservadas para convidados, entre participantes do programa, familiares, colaboradores e autoridades. Nos dias 14 e 15 o acesso será gratuito e livre para todos os públicos, mediante retirada de ingressos na sede da Funalfa (Avenida Rio Branco 2.234, Centro), no Centro Cultural “Bernardo Mascarenhas” (CCBM – Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro) e no Centro Cultural “Dnar Rocha” (Rua Mariano Procópio, 973).

Foto: Gil Velloso

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa - 3690-7044

13/9/2019 - SDS
SDS promove “ocupação” do Parque Halfeld através da arte