NOTÍCIAS:SO
JUIZ DE FORA - 10/9/2019 - 17:41

Portal de Notícias PJF | Alça “Radialista José Vicente de Barros” será aberta ao trânsito nesta quarta-feira | SO - 10/9/2019
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) entrega, nesta quarta-feira, 11, mais uma obra viária do município: a alça do Viaduto Augusto Franco, denominada, através da lei 13.771, "Radialista José Vicente de Barros". A estrutura, que será aberta às 14 horas para passagem de veículos, liga as avenidas Brasil e Francisco Bernardino. A iluminação da alça será a primeira via pública de Juiz de Fora iluminada com tecnologia led, com lâmpadas de 150 Watts.

Esta é a quarta obra viária finalizada e tem como objetivo desafogar o trânsito no entorno da Praça Antônio Carlos, já que para acessar a Avenida Francisco Bernardino não será mais necessário passar pela praça.

Atualmente, para chegar à avenida, o motorista tem que subir o Viaduto, passar pela Praça Antônio Carlos e acessar a Travessa Doutor Prisco, chegando, finalmente, à Avenida Francisco Bernardino. Com a obra, o motorista usará a alça para chegar à Rua Ângelo Falci e acessar a Avenida Francisco Bernardino.

“Espera-se uma redução de cerca de 30% a 40% do fluxo de veículos na Praça Antônio Carlos. Esta é mais uma obra de todo um sistema viário que está em execução. Foram construídas três pontes na Avenida Brasil que proporcionaram a implantação do binário. Além disso, na próxima semana, a obra dos Viadutos Engenheiro Renato José Abramo, em Bairro Santa Teresa, entra numa nova fase. E nesta terça-feira, demos mais um passo importante na licitação para escolher a empresa que vai fazer a obra do viaduto dos Três poderes", afirma o prefeito Antônio Almas.

Linhas terão itinerários alterados

Com a abertura da alça do viaduto, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), realiza mudanças nos itinerários de 21 linhas do Transporte Coletivo Urbano.

As linhas 422 (Santa Cândida), 424 (Aracy), 430 (São Sebastião/ Via Bonssucesso), 431 (São Benedito), 432 (São Benedito), 433 (Vila Alpina), 434 (Vila Alpina), 437 (São Bernardo), 230 (Santa Paula), 411 (Vitorino Braga) e 415 (Linhares/ Via Vale dos Peões) irão acessar a alça e continuarão parando no ponto da Praça da Estação.

Já as linhas 412 (Parque Burnier), 438 (Parque Serra Verde) , 439 (Santo Antônio), 440 (Santo Antônio), 441 (Santo Antônio), 443 (Nossa Senhora de Lourdes), 444 (Nossa senhora de Lourdes), 445 (Nossa senhora de Lourdes), 447 (Nossa Senhora de Lourdes) e 499 (Linhares) terão a parada no novo ponto na Rua Ângelo Falci.

Viadutos visam melhora da mobilidade urbana

Mais uma obra será iniciada ainda este ano: o Viaduto dos Três Poderes, que ligará a Avenida Francisco Bernardino à ponte Wilson Coury Jabour Júnior. Nesta terça-feira, 10, saiu o resultado da empresa vencedora da licitação, que irá construir a estrutura. Duas empresas foram habilitadas para esta fase final e a Marco XX saiu vencedora com a proposta no valor de R$ 12.718.022,24. O valor de referência era de R$ 13.164.517,35.

Após a publicação do resultado no Diário Oficial da União (DOU), a segunda colocada no certame tem até cinco dias úteis para entrar com recurso. Caso não haja recurso, o resultado deve ser homologado em 15 dias. Após a assinatura da ordem de serviço, a Marco XX terá cerca de 15 meses para executar a obra.

Já a obra do Viaduto Engenheiro Renato José Abramo, que liga Santa Teresa ao Poço Rico, entra numa nova fase. Com a conclusão do reforço de solo para a fundação da terra armada (contenção), se inicia, na próxima semana, a implantação dos acessos ao viaduto.

Foto: Carlos Mendonça

* Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Obras pelo telefone 2104-8776.

5/8/2020 - SS
Boletim - Juiz de Fora chega a 120 óbitos por covid-19
5/8/2020 - SESUC
GM recebe quase cinco mil denúncias de desrespeito ao enfrentamento à pandemia