Portal de Serviços da Prefeitura de Juiz de Fora
NOTÍCIAS:FUNALFA
JUIZ DE FORA - 10/9/2019 - 09:33

Portal de Notícias PJF | CCBM faz agendamento gratuito para visita guiada à mostra “Memória Viva – Santos Dumont” | FUNALFA - 10/9/2019
Estudantes das redes pública e particular de ensino e grupos da terceira idade são o público-alvo das visitas guiadas à mostra “Memória Viva – Santos Dumont”, em cartaz na Galeria Alternativa I, do Centro Cultural “Bernardo Mascarenhas” (CCBM – Avenida Getúlio Vargas 200 – Centro). O curador da exposição, Thiago Wierman, conduz pessoalmente as turmas, explicando sobre a trajetória pessoal e as criações do aeronauta mineiro, conhecido como “Pai da Aviação”. A atividade é gratuita e acontece todas as terças-feiras, nos turnos da manhã e da tarde, com agendamento pelo telefone 3690-7051.

A mostra reúne fotografias, cordéis e elementos sensoriais, como apito de trem e cheiro de café, para estimular o sentido dos espectadores e ajudá-los a mergulhar no universo de Santos Dumont (1873-1932). Além das turmas guiadas, é possível conhecer a exposição em visitas espontâneas e livres para todos os públicos, de terça a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas. Aos sábados, Thiago Wierman também estará presente no CCBM, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas, para prestar assessoria aos visitantes.

Ele conta que a exposição busca resgatar a história de Santos Dumont, reforçando a importância de seus feitos para a humanidade. Com o “14-Bis”, realizou o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar. Também são atribuídas a ele invenções como o chuveiro de água quente, o ultraleve, o dirigível e o relógio de pulso. “Durante uma viagem a Paris (França), passei por lugares onde Santos Dumont circulou, e me ocorreu que muita gente não conhece ou não lembra mais desse grande inventor mineiro”. Disposto a impedir que essa memória seja apagada, Thiago, que é fotógrafo, iniciou uma jornada com uma câmara na mão e uma mochila nas costas.

Ele refez caminhos por onde passou o “pai da Aviação”, começando na cidade natal do inventor, que leva seu nome, passando por Petrópolis, Rio das Flores e Guarujá, entre outras. No percurso, foram realizadas novas fotos, posteriormente fundidas com imagens de época, encontradas em acervos diversos. A mostra, que estreou em outubro passado em Santos Dumont, e já passou também por Rio das Flores, apresenta elementos sensoriais que remetem à história pessoal de Santos Dumont, como um pedaço de trilho de trem, que ajuda a contar sobre o nascimento dele, na Fazenda Cabangu, onde o pai veio trabalhar como engenheiro da ferrovia, além do cheiro de café, uma menção às fazendas cafeeiras da família em Valença e Ribeirão Preto. Na mostra, a sensibilidade de Thiago Wierman aparece também nos versos de cordéis de sua autoria.

“Memória Viva - Santos Dumont” é o primeiro desdobramento do projeto “Memória Viva”, idealizado por Thiago, que tem como meta registrar e contar, por meio de fotos, as histórias que segue vivenciando pelos caminhos no Brasil e no exterior.

Foto: Gil Velloso

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa - 3690-7036.

13/9/2019 - SDS
SDS promove “ocupação” do Parque Halfeld através da arte
13/9/2019 - SEDETA
“Seu Emprego JF” divulga novas oportunidades nesta sexta-feira