NOTÍCIAS: SEL
JUIZ DE FORA - 23/8/2019 - 18:49

Portal de Notícias PJF | SEL apresenta esportes para pessoas com deficiência aos alunos da E.M “Dante Jaime Brochado” | SEL - 23/8/2019
Os alunos da Escola Municipal (E.M.) “Dante Jaime Brochado” receberam a visita dos atletas do Programa “JF Paralímpico” e de professores de educação física da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) nesta sexta-feira, 23, dentro das atividades do Bem Comum Bairros, no Santo Antônio.

Pela manhã, compareceram ao Bem Comum, os alunos do atletismo. As professoras explicaram sobre respeito ao próximo, sobre as diferenças, e mostraram às crianças como os deficientes visuais praticam a atividade, através da ajuda de um guia. As crianças observavam curiosas e aplaudiram após verem os atletas sendo guiados através do som da voz e das palmas. Após o momento de aprendizado, foi a hora de colocar em prática. As crianças ficaram em pares, uma vendada e outra como guia e tiveram que fazer um circuito para uma breve vivência do dia a dia de deficientes visuais no atletismo. Após essa atividade, os professores da SEL realizaram brincadeiras de circuito, que desafiavam a agilidade e a coordenação motora.

A tarde foi a vez da bocha paralímpica. Os alunos Eduardo e Gonçalves são cadeirantes e atletas da modalidade. Eles estiveram na quadra e ensinaram para os alunos como jogar. As crianças praticaram o esporte sentadas ao lado dos atletas. Ao mesmo tempo, outros estudantes tiveram a oportunidade de praticar a vivência do deficiente visual, com um vendado e outro guiando. Marcos Paulo, 12 anos, disse que “é muito difícil não enxergar e ter que confiar em outra pessoa. Você não sabe se vai cair ou se a outra pessoa vai fazer algo para te prejudicar.” Alexandre, 11 anos, era quem guiava o colega: “Foi muito interessante. Guiar uma pessoa cega exige confiança e tem que tomar cuidado com os obstáculos. Eu nunca tinha experimentado isso”.

No sábado, 24, durante as ações de encerramento desta edição do Bem Comum bairros, se o tempo não estiver chuvoso, a garotada poderá aproveitar as estações de brincadeiras do Programa “JF Lazer”, da SEL.

A Secretaria de Esporte e Lazer oferece atividades gratuitas para crianças, adolescentes, adultos e idosos, incluindo o Programa “JF Paralímpico”, com modalidades exclusivas para as pessoas com deficiência. Os núcleos são espalhados por toda a cidade. Para mais informações, ligue para 3690-7853.

Foto: Gil Velloso

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Comunicação da SEL, através do 3690-7881.

15/4/2024 - SG
PJF convida os moradores do bairro Sagrado Coração de Jesus para reunião sobre o “Rua de Brincar”
15/4/2024 - SETUR
Ministra do Turismo e presidente da Embratur elogiam ações da prefeita na WTM em SP