NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 19/8/2019 - 16:47

Portal de Notícias PJF | Conselho de Cultura organiza programação para celebrar 25 anos da Lei “Murilo Mendes” | FUNALFA - 19/8/2019
Os 25 anos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei “Murilo Mendes” - serão celebrados com uma série de eventos, mobilizando diversos segmentos artísticos de Juiz de Fora. A programação está sendo organizada pelo Conselho Municipal de Cultura (Concult) e terá duração de três dias: 23, 24 e 25 de agosto. Marca do pioneirismo cultural da cidade, a Lei “Murilo Mendes” é a primeira legislação de incentivo cultural criada fora do eixo das capitais. Em 19 edições, financiou 1.075 projetos de arte e cultura, interferindo de forma decisiva na produção cultural e democratização dos recursos destinados à área. Para a edição 2019 foi confirmado o valor recorde de R$ 1,5 milhão, com previsão de lançamento do edital até o fim deste mês.

Entre as atividades já confirmadas estão:

Sexta-feira | 23

19 horas - Centro Cultural “Bernardo Mascarenhas” (CCBM)

- Avenida Getúlio Vargas, 200 – Centro

- Entrada franca e livre para todos os públicos

Abertura da exposição coletiva “Resgate”, com peças de artistas contemplados pela Lei “Murilo Mendes”. Serão apresentados quadros, desenhos, esculturas, cerâmicas e livros.

19 horas – Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF)

- Praça Dr. João Penido (da Estação), 48 – Centro

- Entrada franca e livre para todos os públicos

Abertura da mostra “Lei Murilo Mendes – Patrimônio”, reunindo livros, fotografias, maquetes, mostras de pisos e outros itens construtivos usados em imóveis já demolidos ou que foram cedidos para apresentação na mostra, sem danos à construção.

20 horas - CCBM

- Entrada franca e livre para todos os públicos

Pocket show, com o Coral da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Sábado| 24

A partir das 10 horas - Praça João Pessoa

- Rua Halfeld - em frente ao Cine-Theatro Central

Ponto de encontro de artistas, com dança, música e literatura. Na abertura, show com o grupo Bambas do Portão Azul, tendo como convidado Joãozinho da Percussão. Ao meio-dia, apresentação do Grupo Macauã, com repertório de danças folclóricas. A partir das 14 horas, roda de samba de enredo, reunindo representantes da jovem e da velha guarda de intérpretes das escolas de samba de Juiz de Fora. Em seguida, “Varal de Poesia”, com microfone aberto para autores de livros e contadores de histórias, entre outras intervenções.

16 horas - CCBM

- Entrada franca e livre para todos os públicos

Roda de conversa | Experiência na realização de publicação pela “Lei Murilo Mendes”

16 horas - ACEJF

- Entrada franca e livre para todos os públicos

Roda de conversa | Patrimônio, com participação de artistas e produtores culturais do segmento.

18 horas - ACEJF

- Entrada franca para pessoas com idade mínima de 14 anos

Exibição dos curtas-metragens “Ausência” (Aleques Eiterer), “Urbe” (Marcos Pimentel), “Sansão” (David Azevedo e Rodrigo Souza), “Dores” (Analu Pitta), “Lugar de quê?” (Karina Orquidia) e “Sardas” (Francisco Franco).

Domingo | 25

CCBM

- Ingressos: R$ 15

Show “Samba, Murilo”, com repertório formado por músicas de 15 CDs produzidos com recursos da Lei “Murilo Mendes”, incluindo composições de Mamão, Alfredo Toschi, Ministrinho, Nilton Cocada, Geraldo Santana, Roger Resende, Toinho Gomes e Gabriel Campos.

Foto: Gil Velloso

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa - 3690-7044

24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos