Portal de Serviços da Prefeitura de Juiz de Fora
NOTÍCIAS:SEPLAG
JUIZ DE FORA - 6/8/2019 - 17:24

Prefeitura de Juiz de Fora lança Orçamento Participativo 2020

Portal de Notícias PJF | Prefeitura de Juiz de Fora lança Orçamento Participativo 2020 | SEPLAG - 6/8/2019
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou, nesta terça-feira, 6, o Orçamento Participativo 2020, mecanismo democrático de participação por meio do qual a população poderá opinar em qual área a administração municipal deverá investir mais recursos municipais para o próximo ano. O anúncio foi feito pelo prefeito Antônio Almas, em entrevista coletiva à imprensa. A iniciativa vai ser promovida por meio da plataforma digital gratuita Colab, com votação aberta a partir desta terça-feira, até 15 de setembro. A inovação da pesquisa virtual busca atingir o maior número de pessoas possível. O resultado será incluído na Lei Orçamentária Anual (LOA), a ser enviada para apreciação da Câmara Municipal em outubro. Clique neste link para votar: consultas.colab.re/JF2020-OrcamentoParticipativo.

“Acredito que ouvir a população e garantir o envolvimento dos cidadãos é fundamental para que consigamos ter uma cidade melhor. Com esta iniciativa, as pessoas vão poder participar de forma facilitada, sem precisar sair de casa, só utilizando o celular no tempo livre que tiverem. É uma forma inovadora de consulta pública, e vamos testar a sua abrangência. Esperamos ótimos resultados de participação. Após anos sem realizar o Orçamento Participativo, contamos com o apoio da tecnologia para saber o que a população deseja e quais são suas prioridades para a cidade”, ressalta o prefeito.

A população poderá ajudar a escolher onde a PJF vai investir recursos da ordem de R$1,5 milhão em 2020. Entre as opções, estão: revitalização de parte do Complexo Mascarenhas (Praça Antônio Carlos e Mercado Municipal); construção de calçadões para pedestres nas ruas Marechal Deodoro e Batista de Oliveira; revitalização da Praça da Estação; ampliação de programas sociais, culturais e esportivos, como Núcleo Travessia, Gente em Primeiro Lugar e Bom de Bola; realização de eventos culturais, como Carnaval e festas temáticas; construção de uma escola de educação infantil para crianças com idade entre 3 e 5 anos; e obras de revitalização de uma unidade de atendimento à saúde.

Ao iniciar a votação do Orçamento Participativo pelo Colab, o cidadão vai encontrar perguntas como os problemas e os desafios para cidade; quais devem ser as áreas prioritárias para aplicação de recursos; e uma específica sobre qual obra deve ser realizada preferencialmente no próximo ano. Os participantes também serão interpelados sobre a forma de consulta pública que consideram mais adequada para ser considerada na realização do Orçamento Participativo do próximo ano. Em algumas questões, será possível registrar uma opinião descritiva. Um link de acesso à pesquisa também estará disponível no site da PJF .

“Gestão Inteligente”

A adoção do Colab pela PJF é uma ação do “Gestão Inteligente”, nome adotado na cidade no programa “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”, liderado pela Comunitas e presente em mais de dez cidades no país. Seu objetivo é a melhoria constante na prestação dos serviços públicos.

A plataforma Colab, que é de utilização livre e gratuita, já foi utilizada para pesquisas no mesmo sentido da cidade de Santos, no estado de São Paulo, e de Teresina, capital do Piauí. A Organização das Nações Unidas (ONU) também utilizou a plataforma recentemente para ouvir a população brasileira. Para evitar registros duplos e perfis falsos, o cadastro do Colab exige e certifica a veracidade de dados como o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário.

Foto: Carlos Mendonça

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Planejamento e Gestão pelo telefone 360-8340.

13/9/2019 - SDS
SDS promove “ocupação” do Parque Halfeld através da arte
13/9/2019 - SEDETA
“Seu Emprego JF” divulga novas oportunidades nesta sexta-feira