Portal de Serviços da Prefeitura de Juiz de Fora
NOTÍCIAS:SETTRA
JUIZ DE FORA - 22/7/2019 - 17:54

Prefeitura realiza palestra “Meu corpo não é coletivo”

Portal de Notícias PJF | Prefeitura realiza palestra “Meu corpo não é coletivo” | SETTRA - 22/7/2019
Na tarde desta segunda-feira, 22, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra), a palestra “Meu Corpo Não é Coletivo”, ministrada pela delegada Ângela Fellet, da Delegacia da Mulher.

A iniciativa faz parte da campanha deflagrada pela lei “Meu corpo não é coletivo – Assédio e Violência Sexual no ônibus são crimes”, cujo objetivo é o combate e a prevenção dos assédios sexuais nos transportes coletivos de Juiz de Fora, a conscientização da população sobre esse tipo de crime e o incentivo às denúncias.

Para a palestra, foram convidados mulheres e homens de várias empresas do município, que serão multiplicadores das informações. Estiveram presentes o prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, o secretário de Transportes e Trânsito, Eduardo Facio, o presidente da comissão dos Direitos da Mulher, vereador Júlio Obama Junior, e o subsecretário de Governo, Tiago Barbosa.

Almas ressaltou que “fomos educados dentro de uma perspectiva machista e precisamos nos lembrar sempre de que pequenos gestos podem ser muito ofensivos para uma mulher. Há uma palavra que, para mim, o país e o mundo esqueceram, e precisam recuperar o sentido e fazer dela o seu norte, a palavra respeito. A cidade que queremos e desejamos é construída dia a dia, com pequenas ações. Nossa cidade é uma cidade acolhedora, hospitaleira, e essa é uma marca que não podemos perder”.

A delegada Ângela Fellet observa: “Esse tipo de palestra tem como objetivo informar e conscientizar as pessoas sobre as tipificações do assédio e como denunciar esse crime. As campanhas de conscientização também possuem um papel importante na prevenção dos crimes, pois ajudam a inibir os agressores. Muitos casos de assédio nos transportes públicos não são notificados, e é muito necessário para o combate a esse crime que as mulheres se sintam confortáveis para falar e denunciar”.

Foto: Carlos Mendonça

*Informações com a assessoria da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo 3690-7767.

E.M. “Professor Reynaldo de Andrade” realiza “Festa Cultural” neste sábado
20/9/2019 - SDS
SDS dá boas-vindas aos contemplados dos cursos gratuitos
20/9/2019 - SEL