Portal de Serviços da Prefeitura de Juiz de Fora
NOTÍCIAS:EMPAV
JUIZ DE FORA - 22/7/2019 - 12:50

Prefeitura revitaliza iluminação da Praça Agassis

Portal de Notícias PJF | Prefeitura revitaliza iluminação da Praça Agassis | EMPAV - 22/7/2019
O Bairro Mariano Procópio guarda parte da história de Juiz de Fora e do período imperial do país, abrigando o Museu de mesmo nome, oficialmente inaugurado em 23 de junho de 1921 por Alfredo Ferreira Lage, filho do comendador Mariano Procópio Ferreira Lage. O acervo, constituído de cerca de 53 mil objetos de valor histórico, artístico e científico, faz dele um dos mais importantes núcleos de saber do país. Visando a valorizar ainda mais esse bairro histórico, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através do setor elétrico e de iluminação da Empav, revitalizou a iluminação pública da Praça Agassis, localizada a poucos metros do Museu. Em reunião com os moradores, em junho, o prefeito Antônio Almas ouviu a solicitação dos moradores nesse sentido. Na noite de sexta-feira, 19, ele esteve no bairro para conferir o resultado do trabalho.

As 23 luminárias a vapor de sódio de 150 watts foram substituídas por lâmpadas a vapor metálico de 250 W, num investimento de aproximadamente R$ 25 mil, oriundo da Contribuição para o Custeio do Sistema de Iluminação Pública (CCSIP). Frequentador do espaço, Márcio Lácio foi conferir de perto a nova iluminação, acompanhado da esposa e das duas filhas, de 6 e 4 anos. Para ele, o local está mais seguro para levar as crianças para brincar: "Todo final de semana a gente vem aqui, o parquinho está bem conservado. Essa nova iluminação fez muita diferença, pois a praça estava muito escura com alguns pontos sem iluminação. Agora está bem melhor".

O chileno Sérgio Placência mora há 35 anos no bairro e, como ele mesmo disse, sente-se juiz-forano. Ele é vice-presidente da Associação de Moradores e avalia que a iluminação vai além da segurança. "A ideia é que as pessoas de bem compareçam à praça, que tem parquinho para as crianças, que as famílias possam passar por aqui caminhando. E isso afasta as pessoas que vem aqui fazer coisas ilícitas. A iluminação por si só melhora a segurança e proporciona melhor qualidade de vida para os moradores", enfatiza. Sérgio disse, ainda, que ele e sua família não frequentavam a praça durante a noite, por insegurança, e que agora vai utilizar o local para passear.

Entre os cerca de 20 moradores que receberam o prefeito na visita à praça, estava a Dona Laurita Fernandes Moreira, que chegou ao bairro aos 14 anos, com a família, vindo de Paiva. Há 56 anos morando na mesma rua, ela se mostrou satisfeita com o resultado da nova iluminação, sobretudo por ter netas que também moram no bairro e evitavam o local à noite: "Às vezes, tínhamos medo de passar aqui 8 horas da noite com as minhas netas que moram logo ali na frente, porque estava muito escuro e tínhamos receio. Com essa iluminação boa, poderemos passar sem medo e também estender a brincadeira aqui na praça com elas.

Foto: Carlos Mendonça

* Informações com a assessoria de comunicação da Empav pelo telefone 2104-8776.

13/9/2019 - SDS
SDS promove “ocupação” do Parque Halfeld através da arte
13/9/2019 - SEDETA
“Seu Emprego JF” divulga novas oportunidades nesta sexta-feira