NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 16/7/2019 - 12:56

“Prêmio Amigo do Patrimônio” - Funalfa recebe inscrições até dia 26

Portal de Notícias PJF | “Prêmio Amigo do Patrimônio” - Funalfa recebe inscrições até dia 26 | FUNALFA - 16/7/2019
A 14ª edição do concurso “Prêmio Amigo do Patrimônio”, promovido anualmente pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), está com inscrições abertas. As indicações podem ser cadastradas, gratuitamente, até o próximo dia 26, somente pelo e-mail da Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac), o dipac.funalfa@pjf.mg.gov.br.

No momento da inscrição, os interessados deverão destacar a descrição da ação e a justificativa para o merecimento do prêmio, além de, se possível, anexar fotos e documentos da atuação proposta. O concurso premia iniciativas de pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou privado, que tenham praticado ações para conservação, preservação, defesa ou divulgação do Patrimônio Cultural de Juiz de Fora, além de atividades educativas que visem a difundir conceitos que auxiliem a compreensão pela comunidade da importância do nosso patrimônio cultural.

“O Prêmio já tem mais de uma centena de ganhadores, de origens diversificadas. Já foram contemplados professores por trabalhos em salas de aula, proprietários de imóveis, empresários que financiam ações de restauração, páginas de internet e populares que desenvolveram iniciativas simples, mas que geraram resultados”, informou o historiador da Dipac, Fabrício Fernandes. A premiação foi instituída pela Lei 11.111, de 25 de abril de 2006, sendo gerenciada pela Prefeitura de Juiz de Fora, através da Funalfa.

Podem concorrer iniciativas reconhecidas e indicadas pela comunidade, instituições e entidades civis e ações que, mesmo desconhecidas do grande público, configurem-se como atitudes, gestos e intervenções que propiciam um novo olhar sobre o patrimônio, ampliando o conceito de pertencimento, cidadania e respeito. As indicações serão avaliadas por comissão indicada pelos membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac). A entrega será realizada no dia 16 de agosto, data que antecede ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado no dia 17 de agosto.

Na ultima edição do prêmio, os contemplados foram:

Pedro Ferreira dos Santos, Gabriel Ferreira dos Santos, Geraldo de Matos e Paulo César Menegueli - Proprietários do Príncipe Hotel: pelo investimento realizado no referido imóvel, que é tombado, respeitando o projeto aprovado pelo Comppac e mantendo estreito diálogo com a Dipac, onde buscaram orientações para o êxito da obra;

Jorge Arbach, pela atuação e desenvolvimento de atividades em torno do patrimônio cultural da cidade, incluindo as disciplinas ministradas por ele no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além do material artístico que divulga os bens culturais do município;

Projeto “Memórias JF”, pelo resgate da história de Juiz de Fora, através de produtos artesanais e souvenires, tendo como foco o desenvolvimento da economia criativa na cidade;

Bruno Meneghitti, pelas ações de divulgação do patrimônio arquitetônico local, através do registro fotográfico realizado no ensaio “Memória Coletiva”, cujas imagens ilustram o “Calendário 2018”, produzido pela Funalfa;

Edson Germano, pela administração dos bens da Associação Beneficente Juiz de Fora, que inclui conjunto de imóveis protegidos por tombamento, localizado na Rua Santa Helena, Bairro Granbery.

Acompanhe esta e outras novidades da Funalfa pela página do Facebook e pelo Instagram @funalfacultura.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044.

18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM