NOTÍCIAS:SARH
JUIZ DE FORA - 25/6/2019 - 17:59

Portal de Notícias PJF | PJF apresenta e abre inscrições para o Programa de Preparação para Aposentadoria 2019 | SARH - 25/6/2019
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH), apresentou, nesta segunda-feira, 24, a edição deste ano do Programa de Preparação para Aposentadoria de servidores municipais (PPAP). O encontro, realizado no auditório do Museu Ferroviário, reuniu servidores da PJF recém-aposentados ou que estão para se aposentar em 2019.

O objetivo é fornecer informações acerca dos direitos e deveres dos aposentados, além de incentivar os servidores para o enfrentamento de mudanças advindas com a aposentadoria, sob os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e financeiros, buscando saúde e qualidade de vida. O PPAP é coordenado pelos departamentos de Desenvolvimento do Servidor (DDS) e de Ambiência Organizacional (Damor) das subsecretarias de Desenvolvimento Institucional (SSDI) e de Pessoas (SSP) da SARH.

A secretária de Administração e Recursos Humanos, Andréia Goreske, destacou o papel da SARH em promover ações para o bem-estar do servidor, neste caso, o que está na fase de aposentadoria. A psicóloga do Damor, Patrícia Santiago, apresentou o cronograma do PPAP e explicou a metodologia do programa. Segundo a gerente do DDS, Cláudia Stumpf, a expectativa para o segundo ano do programa é que alcance o maior número de pessoas que irão se aposentar: “Que eles possam usufruir dos benefícios que o programa oferece”.

A servidora Gilcelia Palomino, que deve se aposentar ainda este ano, confessa o receio da chegada dessa grande mudança. “O programa vai ser importante para eu me sentir mais segura e me encontrar nesse processo.” Para José Anísio, servidor e um dos facilitadores do PPAP, “o programa serve para contribuir com essa nova proposta de vida, quando se deixa de ter um trabalho”.

Serão dez encontros quinzenais, a partir de agosto, com duração de cinco meses, com base em três eixos – Reconhecer, Reorganizar e Recomeçar. Haverá palestras de autoconhecimento, educação financeira, direitos previdenciários, empreendedorismo, entre outras, além de atividades físicas, meditação, cultura e lazer. O PPAP promove, ainda, reflexão sobre os projetos de vida, além de desenvolver ações que busquem novas competências e habilidades, para que o servidor possa descobrir formas de utilização do tempo livre, estimulando a troca de experiências entre os participantes.

Os servidores interessados podem se inscrever no Damor, a partir desta terça-feira, 25, de segunda e sexta-feira, até 8 de julho, das 8 às 12 ou das 14 às 17 horas. É preciso apresentar carteira de identidade e o número de matrícula.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SARH pelo telefone 3690-8552

21/11/2019 - FUNALFA
Programa “Gente em Primeiro Lugar” tem previstas 11 apresentações culturais itinerantes
21/11/2019 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO