NOTÍCIAS:SEL
JUIZ DE FORA - 18/6/2019 - 16:52

“Programa JF Paralímpico”: alunos do atletismo se preparam para corridas de rua

Portal de Notícias PJF | “Programa JF Paralímpico”: alunos do atletismo se preparam para corridas de rua | SEL - 18/6/2019
Correr atrás dos objetivos. É isso que a turma do atletismo do “Programa JF Paralímpico” tem feito, principalmente no “Ranking de Corridas de Rua” do município. Dentre as equipes de pessoas com deficiência que participam do “Ranking”, o “JF Paralímpico” está em primeiro lugar entre as equipes femininas, e em segundo lugar entre as masculinas. Os treinos são voltados para pessoas com diversos tipos de deficiência e acontecem no Sport Club e na Universidade Federal de Juiz de Fora.

São muitos os benefícios do atletismo para a pessoa com deficiência. A professora Celia Claveland explica que a equipe possui alunos com deficiência visual, auditiva, física e intelectual, e que não é preciso ter experiência para iniciar a prática da atividade: “O atletismo melhora a agilidade, a resistência física, a coordenação motora e a saúde, de forma geral. Além disso, contribuiu para o lazer, a reabilitação, prevenção de doenças e socialização. Iniciamos com uma adaptação de acordo com o perfil do aluno. O objetivo é ampliar o referencial psicomotor e melhorar o condicionamento físico geral, até o momento de participar de competições, de forma prazerosa e saudável, caso seja da vontade do aluno”.

Maicon Moreira é deficiente auditivo e treinava sozinho. Na véspera da primeira corrida do “Ranking” deste ano, foi convidado para integrar a equipe da SEL. Começou a treinar em março, com dedicação e aumento nos treinos, ficou em primeiro lugar na prova da qual participou logo após integrar a equipe. A partir daí, percebeu evolução no desempenho a cada corrida e iniciou treinos intensos para a Meia Maratona, com orientações da professora Celia. Prestes a completar um ano nas pistas, com a Corrida da Fogueira, que acontecerá na noite do sábado, 13 de julho, Maicon tem como objetivo diminuir o tempo que fez na prova em 2018: “Pretendo chegar abaixo dos 30 minutos. Esta será uma conquista pessoal, e tenho certeza que irei conseguir, com ajuda dos treinos do ´JF Paralímpico`.”

Programa “JF Paralímpico”

Dirigido às pessoas com deficiência, é promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), oferecendo modalidades esportivas como, atletismo, golbol, natação, bocha, polybat (tênis de mesa adaptado) e futebol. O programa é gratuito e busca a melhoria da qualidade de vida, levando bem-estar físico e socialização para os participantes. As inscrições podem ser feitas ao longo do ano, na sede da SEL, na Avenida Rui Barbosa, 530, Bairro Santa Terezinha. Para mais informações sobre o “JF Paralímpico”, basta ligar para 3690-7853.

Corridas de rua

As próximas corridas organizadas pela Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com empresas vencedoras de licitação, são:

Corrida Mexa-se pela Vida: é a sexta etapa do “33º Ranking de Corridas de Rua”, marcada para o próximo dia 30, às 8 horas, com percurso de 6km, partindo do Parque da Lajinha.

Corrida da Fogueira: é a mais tradicional no Estado, chegando a sua 72ª edição. Acontecerá na noite de 13 de julho, com saída da Praça do Bom Pastor, às 19h30, percorrendo a Avenida Rio Branco. O percurso é de 7km.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SEL, através do 3690-7881.

21/11/2019 - FUNALFA
Programa “Gente em Primeiro Lugar” tem previstas 11 apresentações culturais itinerantes
21/11/2019 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu “Mariano Procópio” destaca presença da música na instituição