Portal de Serviços da Prefeitura de Juiz de Fora
NOTÍCIAS:SEMAUR
JUIZ DE FORA - 12/6/2019 - 19:17

Semaur lança “Operação Estiagem 2019” em parceria com o Corpo de Bombeiros

Portal de Notícias PJF | Semaur lança “Operação Estiagem 2019” em parceria com o Corpo de Bombeiros | SEMAUR - 12/6/2019
Nesta quarta-feira, 12, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) lançou a “Operação Estiagem 2019”, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). O objetivo é o combate a queimadas, tanto em grandes áreas, quanto em lotes urbanos. Segundo o titular da pasta, Luis Cláudio Pinto, “é importante promover a conscientização pela preservação de nossa fauna e flora. Vamos promover blitze educativas, dentre outras ações”. O tenente do CBMMG, Yuri Caetano, reforçou que a prevenção de queimadas impactará positivamente a qualidade do ar.

O início das ações da “Operação Estiagem” ficou marcado para a próxima terça-feira, 18, às 14 horas, quando será realizada uma blitz educativa em frente ao Parque da Lajinha. Devido à importância das Áreas de Preservação Ambiental (APAs), elas serão trabalhadas em separado, uma vez que, ocorrido algum acidente nestes pontos, o dano à flora e à fauna pode ser irreparável. A previsão é que as ações aconteçam até setembro, coincidindo com o início do período em que há maior incidência de chuvas.

A “Operação Estiagem 2019” terá atuação no entorno das APAs e nos lotes e áreas existentes na abrangência das respectivas Fiscalizações Regionais da Semaur. As APAs que receberão os trabalhos serão Parque Natural Municipal da Lajinha (primeira área a ser monitorada), Ibama, Morro do Cristo e Poço d´Anta. Estes locais ficarão sob a responsabilidade do CBMMG. As ações nos lotes vagos ficarão a cargo da Semaur, com ênfase nos 71 bairros identificados como os de maior risco e incidência de incêndio, como Monte Castelo, Centenário, Marilândia, Ipiranga, Grajaú, Costa Carvalho, Mundo Novo, entre outros.

Todas as oito Supervisões de Fiscalização Regional da Semaur estarão envolvidas na operação. “Queremos orientar e expandir a conscientização, aprimorando a cada ano esta ação”, declarou agerente do Departamento de Fiscalização Ambiental e Urbana, Graciela Vergara.

Foto: Carlos Mendonça

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Semaur, pelo telefone 3690-7293.

16/9/2019 - SEL
Bocha abre disputas da “Semana Paralímpica”
16/9/2019 - SDS
SDS divulga relação de novos beneficiários do “Bolsa Família”