NOTÍCIAS:FUNALFA
JUIZ DE FORA - 11/6/2019 - 12:52

Portal de Notícias PJF | “Festival de Cenas Curtinhas” oferece vivência artística para crianças, adolescentes e jovens | FUNALFA - 11/6/2019
O “Festival de Cenas Curtinhas”, que acontece até a próxima quarta-feira, 12, no Teatro “Paschoal Carlos Magno” (Rua Gilberto de Alencar – Centro), está proporcionando uma experiência determinante no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens das oficinas de teatro do Programa “Gente em Primeiro Lugar”. Em sua nona edição, o evento mobiliza em torno de 400 alunos, de 15 bairros de Juiz de Fora, que apresentam 26 cenas. Nesta terça-feira, 11, serão realizadas duas sessões: às 15 e às 19 horas. Já na quarta-feira, o encerramento da maratona de dramaturgia acontece às 15 horas. A entrada é franca e livre para todos os públicos.

O coordenador da área de teatro do programa, Lucas Nunes, observa que o festival possibilita a vivência profissional do fazer teatral e viabiliza o acesso a uma casa de espetáculos que é referência na cidade. “Entrar no Teatro ´Paschoal Carlos Magno` é mágico para eles. Subir no palco e mostrar o aprendizado adquirido na rotina de aulas é como realizar um sonho. Além disso, é uma experiência que os motiva na aprendizagem”.

De fato, é possível perceber que um misto de emoção e encantamento toma conta dos aprendizes, mesmo quando não estão estreando, como Ana Luiza, do Bairro Jardim Esperança. “Essa é a terceira vez que participo do ´Cenas Curtinhas`. Eu adoro fazer teatro e acho esse festival maravilhoso!”

Enquanto os alunos tentam controlar a ansiedade antes de entrar no palco, os familiares e amigos ocupam a plateia e acompanham atentamente cada cena. Para a manicure Deuziane Pires, 33 anos, o orgulho é multiplicado por quatro, já que todos os filhos - Eric, Ester, Melissa e Heloísa – com idade de 6 a 12 anos, fazem teatro na oficina do Bairro Retiro. “Desde que entraram para o “Gente em Primeiro Lugar”, percebi mudanças no comportamento deles. Vejo que estão reconhecendo valores que antes não reconheciam. Sem contar que é melhor tê-los em uma oficina de cultura do que nas ruas”.

A dona de casa Maria Tereza dos Santos, 61 anos, também manifesta satisfação com o apoio que o teatro tem dado ao neto Matheus, 7 anos. “Hoje sou a mãe dele, porque perdi minha filha em um acidente há um ano. O Matheus se tornou uma criança muito quieta. Ele era fechado e vejo que, no teatro, está se abrindo, se reconhecendo e fazendo amigos.”

Foto: Gil Velloso

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044.

14/7/2020 - SO
Redes de drenagem nos bairros Teixeiras e Jóquei Clube passam por manutenção
14/7/2020 - SARH
Médicos - PJF abre inscrições para contratação de clínico geral