NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 5/6/2019 - 17:08

Secretaria de Educação realiza evento para comemoração de 50 anos

Portal de Notícias PJF | Secretaria de Educação realiza evento para comemoração de 50 anos | SE - 5/6/2019
Nesta quarta-feira, 5, a Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou evento no Centro de Formação do Professor, em comemoração aos 50 anos de sua criação. Estiveram presentes o prefeito Antônio Almas, a secretária de Educação, Denise Vieira Franco, vereadores, secretários municipais, diretores das escolas e funcionários da SE.

O evento foi aberto com a exibição de um vídeo institucional, feito especialmente para a data, mostrando a evolução do funcionamento da secretaria, desde o início de seus trabalhos, até hoje. Em seguida, o professor e responsável pelo setor de memória da SE, Iverson Silva, apresentou informações sobre a pasta, presentes em seu livro “História Dispersa”, que resgata dados e imagens antigas, frutos de pesquisa feita durante cinco anos. “O que apresentamos hoje são elementos que ajudam a resgatar as memórias de como as coisas aconteceram”, explicou Iverson.

Durante o encontro foram realizadas diversas homenagens. Os diretores das 101 escolas da rede municipal receberam das mãos do prefeito um certificado que simboliza a data, e as professoras Gladys Atena Parada do Nascimento e Marlene Garcia de Almeida, que trabalharam em antigas escolas na zona rural, receberam certificados, representando os professores.

De acordo com Jaqueline Mendes Rocha, diretora da Escola Municipal “Dilermando Martins”, “a educação merece todas as homenagens, e é oportunidade muito boa estarmos repensando nossas praticas e contribuição à história de Juiz de Fora, Uma história que se realiza dentro de cada sala de aula, com apoio da Secretaria de Educação. Nesse momento, senti que sou importante e que cada um é importante na construção da nossa cidade”.

No encerramento das comemorações, foi aberta a exposição, feita pelas próprias escolas, com painéiscontendo desenhos dos alunos de um lado e informações sobre a escola de outro. “Esse evento registra um percurso histórico de trabalho e desenvolvimento da politica educacional na rede Municipal de ensino de Juiz de Fora. É o marco para você visualizar que a soma de todos os esforços ao longo da história vem gerando frutos. Essa história é contada por muitas mãos, as mãos daqueles que já estiveram, aqueles que estão e aqueles que virão”, destacou Denise Franco.

A Secretaria de Educação

Fundada em 1969, a SE conta hoje com 101 escolas municipais, 46 creches parceiras e atendimento de aproximadamente 46 mil alunos, entre crianças, jovens e adultos. Além de contar com a atuação de mais de cinco mil profissionais, entre professores, diretores, coordenadores, secretários e corpo técnico.

Foto: Carlos Mendonça

*Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.

19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22