| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 17/5/2019 - 15:16



Ex-aluno da EJA recebe homenagem por concluir estudos em 130 dias úteis



Portal de Notícias PJF | Ex-aluno da EJA recebe homenagem por concluir estudos em 130 dias úteis | SE - 17/5/2019
O exemplo de determinação e força de vontade do aposentado Juvenal Luiz Neves Bastos, 60 anos, fez com que fosse recebido pelo prefeito Antônio Almas, em seu gabinete, na tarde dessa quinta-feira, 16. Com a proposta de recuperar o tempo perdido, Juvenal procurou a Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no ano passado, em busca da realização de um sonho. Tendo interrompido os estudos quando ainda era criança e cursava a antiga quarta série (atual quinto ano), para trabalhar e ajudar em casa, e após uma longa trajetória de muito trabalho, ele decidiu que precisava concluir os ensinos fundamental e médio para cursar a faculdade. E assim o fez: em apenas 130 dias úteis, ele conquistou os dois certificados. Cheio de orgulho, ele já está se preparando para fazer o próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para homenageá-lo, estiveram presentes seus familiares e amigos mais próximos, além da diretora e professoras do Centro de Educação de Jovens e Adultos Custódio Furtado de Souza (Cesu). Emocionado com a história de Juvenal, Antônio Almas destacou a sensibilidade do aposentado de voltar à SE para agradecer o atendimento que teve. “O gesto da gratidão é muito esquecido hoje em dia e de grande simbolismo. Hoje vivemos em um mundo de muita intolerância. e este sentimento é muito raro”. A secretária de Educação, Denise Vieira Franco, sensibilizada, destacou que “Juvenal é um exemplo de vida. Agradecemos a ele por confiar na educação e por saber o que é dar valor a um processo educativo. Estaremos aqui para apoiá-lo em sua futura graduação”. Muito grato e emotivo, Juvenal elogiou o trabalho da SE e do Cesu: “Percebi a boa vontade e a responsabilidade no olhar das pessoas que me atenderam. Estou muito feliz!”

História de vida

Quando criança, Juvenal estudava à noite no antigo Grupos Centrais, para trabalhar durante o dia. Como estava se cansando muito, dormir em sala de aula estava sendo inevitável, situação que o levou a tomar a decisão de parar de estudar. Em seguida, foi servir o Exército e, aos 17 anos, recebeu a notícia de que seria pai do primeiro de seus três filhos. Com isto, os estudos foram ficando cada vez mais distantes, pois não podia deixar de trabalhar para sustentar o filho que viria a nascer.

Como o salário no Exército era baixo, Juvenal aprendeu novas funções e trabalhou como pintor letrista, desenhista, pedreiro, carpinteiro, eletricista, entre outros. “Mas nunca parei de ler e escrever. A sensação é de que eu era uma pessoa pela metade. Era como se eu estivesse preso em uma casa fora da cultura”, compara. E próximo ao aniversário, em agosto do ano passado, ele resolveu que mudaria sua história. “Despertou em mim uma vontade grande de voltar a estudar e procurei a Supervisão de Educação de Jovens e Adultos da SE, onde fui muito bem atendido e recebi todas as orientações sobre como atingir meus objetivos”, conta.

Bastante empolgado, Juvenal procurou a unidade central do Centro de Estudos de Jovens e Adultos Custódio Furtado de Souza (Cesu), onde se matriculou. “Eu vi as portas se abrindo para mim. Recebi o material e toda a atenção de que precisava e dei início à modalidade semipresencial, estudando em casa e fazendo as provas na escola. Não perdia um plantão sequer e ia em todas as aulas aos sábados. Consegui fazer três disciplinas por vez e estava sempre tirando dúvidas e me interessando por tudo que aprendia”, lembra.

Ao concluir o ensino fundamental, e na ânsia de terminar o mais rápido possível o ensino médio, Juvenal procurou o Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) “Professor José Carneiro de Castro”, em Ubá, onde estudou e fez as provas para testar sua aptidão nesta fase. E, em 9 de abril, após muito esforço e dedicação, a notícia que mais esperava surgiu. Estava aprovado e pronto para ir em busca de novos caminhos: entrar para a tão desejada faculdade de Artes. “Hoje eu me sinto muito realizado e não vou parar por aqui. É muito bom saber que sou capaz. A cultura é uma luz fantástica”, emociona-se.

Foto: Carlos Mendonça

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.




 IMPRIMIR 
27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa
27/3/2024 - SMU
SMU anuncia os ajustes nas linhas de ônibus do mês de abril
27/3/2024 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2024: Jogos da segunda rodada acontecem na próxima semana
27/3/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
27/3/2024 - SMU
Interdições no trânsito – Procissões prosseguem até Domingo de Páscoa
27/3/2024 - SS
Confira o calendário semanal de imunização contra a Covid-19
27/3/2024 - SESUC
PJF destaca trabalhos feitos pela segurança e cidadania no município
27/3/2024 - SG
Coleta Seletiva na Praça não será realizada nesta quinta, excepcionalmente
27/3/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para frentista e outras oportunidades
27/3/2024 - PREFEITA
Prefeita assina ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva no São Bernardo
27/3/2024 - SE
SE promove o “I Encontro dos Coordenadores da Rede Particular”
27/3/2024 - FUNALFA
Prefeitura oferece visitas guiadas à Biblioteca Municipal Murilo Mendes
27/3/2024 - SESUC
Mulheres na Segurança Pública é tema de conversa com acadêmicos
27/3/2024 - SEL
JF Vôlei busca vitória fora de casa para empatar a série nos playoffs da Superliga B
27/3/2024 - PREFEITURA
Veja como fica o funcionamento da PJF durante o feriado da Semana Santa
27/3/2024 - SESUC
Mulheres do projeto JF Esporte e Cidadania núcleo Guarda Municipal participam de palestra sobre empreendedorismo
26/3/2024 - SEDH
Marcha da Democracia chega a Juiz de Fora na segunda-feira, 1º de abril
26/3/2024 - PREFEITA
Café com líderes comunitárias celebra o mês das mulheres
26/3/2024 - DEMLURB
Atividade de ginástica laboral é ampliada para todos os setores do Demlurb
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2