NOTÍCIAS:SEL
JUIZ DE FORA - 15/5/2019 - 11:07

Natação é a terceira modalidade da “12ª Semana Paralímpica”

Portal de Notícias PJF | Natação é a terceira modalidade da “12ª Semana Paralímpica” | SEL - 15/5/2019
A natação paralímpica será a terceira modalidade da "12ª Semana Paralímpica", na próxima quarta-feira, 22, e acontecerá a partir das 14 horas no Sport Club Juiz de Fora. Destinada a atletas com qualquer tipo de deficiência, é dividida entre dois grupos: deficientes visuais e pessoas com outras deficiências. As regras seguem as mesmas orientações da Federação Internacional de Natação Amadora (Fina), com adaptações especiais nas partidas, viradas e chegadas. Os nadadores com deficiência visual podem receber um aviso do treinador quando se aproximam da borda. As competições são divididas em categorias masculinas e femininas, respeitando os graus de deficiência de cada nadador. As provas disputadas podem ser individuais ou em equipe de revezamento.

Para Gisele Muniz, professora da natação paralímpica há, aproximadamente, quatro anos, "vale ressaltar que, além da saúde e da qualidade de vida, a natação paralímpica proporciona às pessoas com deficiência a liberdade de movimentos. Na água, não há necessidade do uso de muletas, de próteses e, nem mesmo, de cadeira de rodas. O movimento livre permite explorar e conhecer o próprio corpo. A pessoa com deficiência pode superar os seus limites dentro da água".

As inscrições para a modalidade se encerram nesta quinta-feira, 16, às 18 horas, e são realizadas na Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Cada participante poderá se inscrever em até três modalidades. A ficha de inscrição está disponível na página da SEL - “Semana Paralímpica/Modalidades” do site da PJF. Também é possível conferir, neste endereço, os regulamentos das modalidades e a programação do evento. Para mais informações, ligar 3690-7853.

Semana Paralímpica

Evento promovido pela SEL, através da Supervisão de Esporte Adaptado, do Departamento de Lazer e Exercício Físico, com finalidade de oportunizar momento de socialização, confraternização, motivação e apresentação das habilidades esportivas da pessoa com deficiência. O evento acontece duas vezes ao ano, em maio e setembro, em comemoração ao aniversário da cidade e ao mês da pessoa com deficiência respectivamente.

A Semana Paralímpica reúne pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, visual ou múltipla, alunos(as) deficientes de programas da SEL, de entidades ou de escolas públicas e particulares, através das modalidades atletismo, bocha, futebol, goalball, natação e polybat.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SEL pelos telefones 3690-7881.

19/6/2019 - DEMLURB
Demlurb - Conselho Municipal de Proteção Animal tem novo presidente e vice
19/6/2019 - FUNALFA
Na segunda-feira: “Chá com Poesia” homenageia Paulo Leminski