NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 22/3/2019 - 18:20

Portal de Notícias PJF | “Leitura e Escrita na Educação Infantil” é tema de estudos em curso aberto pela SE | SE - 22/3/2019
A Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou na noite de quinta-feira, 21, o primeiro encontro do curso “Leitura e Escrita na Educação Infantil”. A abertura, no Auditório “Paulo Freire”, do Centro de Formação do Professor (CFP), reuniu mais de 160 profissionais. O curso tem o objetivo de formar educadores da Educação Infantil para que possam desenvolver, com qualidade, o trabalho de linguagem oral e escrita em creches e pré-escolas.

O evento contou com a presença da subsecretária de Articulação de Políticas Educacionais, Andréa Borges, de técnicas do Departamento de Educação Infantil (DEI) da SE e da professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mônica Corre Baptista: “Pela primeira vez conseguimos trazer esta discussão bem complexa e tensa na área, que é a leitura escrita, numa abordagem favorável à primeira infância, ou seja, um tratamento dado a esta temática dentro de perspectiva que respeita as crianças na sua primeira infância, como sujeito protagonista do processo educativo”.

A docente ressaltou ainda que Juiz de Fora é uma das poucas cidades do Brasil que abraçaram essa causa, e a possibilidade de oferta desse curso para uma rede de ensino: “Isso nos deixa com expectativa positiva, de que seja algo que vá realmente impactar nas práticas pedagógicas das professoras, e, claro, assegurar às crianças o que é direito delas, uma educação de qualidade”.

Para Andréa Borges, é excelente a perspectiva de trabalho com política educacional voltada para a infância, com material de qualidade, abordando leitura, escrita e oralidade: “É importante destacar que a coleção dos livros utilizados no curso é um material que procura trazer, para o professor, uma possibilidade de reflexões. A forma de trabalhar com a criança é pela valorização da experiência e das interações humanas com a cultura. A Secretaria de Educação espera conduzir a política educacional para a educação infantil tendo como referencial os livros ´Leitura Escrita na Educação Infantil`”.

O curso será ministrado até início de dezembro, sempre em horários estabelecidos previamente.

* Informações na Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.

24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
24/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF