NOTÍCIAS:SETTRA
JUIZ DE FORA - 14/3/2019 - 19:03

Rua Marechal Deodoro prioriza o pedestre com intervenção urbana mais humana

Portal de Notícias PJF | Rua Marechal Deodoro prioriza o pedestre com intervenção urbana mais humana | SETTRA - 14/3/2019
Uma rua humanizada e priorizando o pedestre. Este é um dos objetivos da intervenção de urbanismo tático iniciada nesta quinta-feira, 14, na Rua Marechal Deodoro. A iniciativa faz parte do projeto “Ruas Completas”, desenvolvido pela WRI Brasil Cidades Sustentáveis e pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Durante um mês este novo conceito, realizado através de parceria com a iniciativa privada e sem o uso de recursos municipais, poderá ser vivenciado na via, e avaliado pela população.

Na Rua Marechal Deodoro foram criados espaços de convivência, com a montagem de cadeiras e a colocação de plantas, enquanto as barracas dos vendedores ambulantes foram deslocadas da calçada e colocadas no meio da via. Além disso, as travessias entre as galerias estão sinalizadas nas calçadas, e tablados foram instalados conectando esses corredores. Estas alterações criam um espaço mais democrático e seguro para todas as pessoas, garantindo também maior integração.

“Estamos preocupados, também, para que o Centro seja para as pessoas, e não apenas para os carros. A população poderá opinar e, se for a favor, (a intervenção) poderá ser feita em outras vias”, destacou o prefeito Antônio Almas.

O secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, reforçou que a proposta é desenvolver este projeto e fomentar a discussão, ouvindo o cidadão sobre as perspectivas da área: “Estamos garantindo mais acessibilidade e mais espaços para as pessoas, já que o asfalto está sendo ocupado pelos ambulantes e a calçada exclusivamente pelos pedestres”.

O projeto “Ruas Completas” tem o objetivo de mudar o paradigma de desenho viário ainda praticado no Brasil, que privilegia os veículos motorizados e não as pessoas.

A comerciante ambulante Neuza Andrade atua na rua há mais de 30 anos. Ela aprovou a iniciativa: "Agora, as calçadas terão mais espaço, pois as bancas foram colocadas na rua, e não atrapalha os pedestres. Agora, o comercio ambulante terá mais visibilidade”.

A estudante Marlene Duarte também ficou satisfeita com a intervenção: “Achei muito interessante e lindo, mais humanizado e valorizando o ambiente.”

“Juiz de Fora Para as Pessoas”

Dentro destas atividades acontece também a exposição “Juiz de Fora Para as Pessoas: Marechal Deodoro e Batista de Oliveira na Lógica das Ruas Completas”, realizada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o grupo de pesquisa DOMVS, em parceria com a Settra, a Frente Nacional dos Prefeitos e o WRI Brasil. A mostra tem o objetivo de apresentar formas sustentáveis de interagir com o espaço urbano.

A exposição poderá ser visitada a partir desta sexta-feira, 15, até 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 17 horas, com entrada gratuita, no Espaço Cultural dos Correios (Rua Marechal Deodoro, 470 – Centro).

Foto: Carlos Mendonça

* Informações com a Assessoria da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo 3690-7767.

19/6/2019 - SARH
PJF lança Programa de Preparação para Aposentadoria 2019 nesta segunda-feira
19/6/2019 - CESAMA
Cesama já executou 90% das obras de remodelação da rede de esgoto da Rua Aníbal Paiva