NOTÍCIAS:FUNALFA
JUIZ DE FORA - 11/2/2019 - 16:27

Portal de Notícias PJF | “Diálogos para Inclusão”: coordenadores de bibliotecas da Funalfa participam de projeto | FUNALFA - 11/2/2019
Qual é o papel da biblioteca na sociedade inclusiva? Como a biblioteca pública pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social? Essas e outras questões serão abordadas no projeto “Diálogos para Inclusão”, que acontece a partir desta terça-feira, 12, no campus da Universidade Federal de Ouro Preto na cidade de Mariana, Minas Gerais. Os coordenadores das bibliotecas do Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel “Adelmir Romualdo de Oliveira” (CEU/Zona Norte) e “Delfina Fonseca Lima”, André Noronha e Cristiano Rodrigues, estão entre os selecionados para o projeto.

Idealizada e desenvolvida pelo Instituto Diversitas Soluções Inclusivas, a ação busca inspirar bibliotecas na adoção da gestão inclusiva. A ideia é que seja desenvolvida uma atuação mais sistêmica e completa para subsidiar bibliotecas públicas e comunitárias de regiões com menos acesso às novas experiências no tema, englobando valorização da diversidade e promoção da acessibilidade.

O curso terá duração de três dias. Nos dois primeiros, serão trabalhados, de forma prática, conteúdos em gestão inclusiva. No terceiro dia, os participantes desenvolverão ações inclusivas, baseadas no conhecimento construído durante a formação e a partir das realidades das suas bibliotecas. “Estamos sempre buscando novas possibilidades para ampliar as atividades desenvolvidas na “Delfina Fonseca Lima”, e esse projeto será uma ótima oportunidade para aprimorar nosso conhecimento”, declara Cristiano Fernandes.

Já o diretor-geral do CEU, André Noronha, destaca a importância da formação de gestores: “As bibliotecas são espaços que buscam promover ações para o desenvolvimento cultural do cidadão, sem discriminar ou eleger seu usuário. Neste sentido, torna-se urgente pensar nas possibilidades para universalizar seu uso”. Ele observa, ainda, que a participação no projeto deve ajudar no processo de digitalização e modernização das bibliotecas locais, contempladas no Edital de Biblioteca Digitais, do Governo federal.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044.

19/2/2019 - FUNALFA
Pré-carnaval 2019 - Quatro blocos se apresentam entre quinta e sexta-feira
19/2/2019 - SS
PAM Marechal ficará fechado para manutenção e dedetização na sexta-feira