NOTÍCIAS:FUNALFA
JUIZ DE FORA - 7/2/2019 - 15:31

Carnaval 2019: programação terá mais de 50 eventos

Portal de Notícias PJF | Carnaval 2019: programação terá mais de 50 eventos | FUNALFA - 7/2/2019
Mais de 50 eventos, entre blocos, bailes e rodas de samba, estão na programação do Carnaval 2019 em Juiz de Fora. Os eventos foram organizados por foliões de toda a cidade, e a abertura oficial acontece no sábado, 16, com o “Bailinho do Museu Ferroviário”. Como nos anos anteriores, as festividades locais ocorrem antecipadamente, em relação ao calendário nacional. Serão 16 dias de folia, até 5 de março, movimentando 20 bairros, em todas as regiões. Entre os blocos programados, estão: Beco, Parangolé Valvulado, Eu e Você, Batuquefolia, Ingoma, Realce, Batom, Xicleteiros e Pintinho de Ouro, além da Banda Daki e das Guerreiras de Clara. Confira a programação completa em anexo.

Neste ano, o Cadastro Obrigatório de Eventos Carnavalescos recebeu 63 inscrições. Os pedidos foram analisados por uma comissão com representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Juiz de Fora: secretarias de Governo, Atividades Urbanas, Segurança Urbana e Cidadania, Transporte e Trânsito (Settra) e Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa).

Questões de segurança pública e coincidência de datas, horários e trajetos de desfile levaram ao indeferimento de 13 solicitações. Com o objetivo de viabilizar o maior número possível de atividades carnavalescas, o Departamento de Cultura da Funalfa segue negociando com os blocos não aprovados a possibilidade de alterações nas propostas originais, como troca de local, dia e horário de realização.

Devido à crise financeira atravessada pelo município, em decorrência da suspensão de repasses do Governo estadual, a Prefeitura ficou impossibilitada de fazer investimentos nos blocos, assumindo o papel de ordenação pública. O município busca trabalhar no sentido de reduzir os impactos negativos da festa na rotina urbana, promovendo fechamento de ruas, desvios de trânsito, controle dos horários de início e término de cada evento, além disponibilizar banheiros químicos. A Polícia Militar organiza um esquema especial para segurança pública, com apoio da Guarda Municipal. O Corpo de Bombeiros também está mobilizado para prestar os atendimentos necessários.

A diretora de Cultura da Funalfa, Giovana Bellini, comemora o protagonismo dos blocos, que conseguiram driblar as dificuldades orçamentárias para manter viva a tradição de carnaval de rua em Juiz de Fora. Ela afirma que a expectativa é de que a folia aconteça em clima de paz e amor. “Que os foliões ocupem as ruas, as praças e outros espaços da cidade para curtir a maior festa popular brasileira com responsabilidade, sem violência e sem assédio. Boas vibrações, gentileza, respeito às minorias e muita animação é o que todos desejam encontrar”.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044.

19/6/2019 - SARH
PJF lança Programa de Preparação para Aposentadoria 2019 nesta segunda-feira
19/6/2019 - CESAMA
Cesama já executou 90% das obras de remodelação da rede de esgoto da Rua Aníbal Paiva