NOTÍCIAS:SECOM
JUIZ DE FORA - 17/1/2019 - 11:04

Primeiro “Bem Comum Bairros” de 2019 conta com consulta popular inédita

Portal de Notícias PJF | Primeiro “Bem Comum Bairros” de 2019 conta com consulta popular inédita | SECOM - 17/1/2019
O projeto Bem Comum Bairros está retornando suas atividades em 2019 e, pela primeira vez, quem decide a localidade que vai receber diversas atividades e serviços é a população juiz-forana por meio da nova ferramenta do aplicativo Colab, a “Consulta Pública”. A ação é mais uma iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) de promoção da participação popular para uma gestão democrática e colaborativa. Juiz de Fora é a primeira cidade de Minas Gerais e uma das únicas do país a utilizar o aplicativo Colab para fazer consultas à população.

A região Sul estreia o calendário do projeto que visa atingir diversas outras regiões ao longo do ano. A população já pode escolher entre Ipiranga, Santa Efigência, Santa Luzia e Teixeiras. A consulta foi aberta nesta quinta-feira, 17 e segue até 3 de fevereiro. Todas as opções de localidades disponíveis nesta enquete atingem comunidades com famílias em situação de vulnerabilidade social, acompanhadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), através do Cadastro Único do Governo Federal.

Cidadão mais próximo do poder público

O Bem Comum Bairros busca chegar a todos os cantos da cidade. A ação, promovida pela Secretaria de Comunicação Social (SCS), leva serviços de diversas pastas da PJF, além da inclusão de parceiros, para proporcionar uma semana de atividades mais próxima da comunidade. “É uma oportunidade de o cidadão usufruir de serviços de saúde, esporte e lazer, além de levar a sua reivindicação ao poder público e receber o esclarecimento de forma rápida e objetiva”, explicou o secretário de Comunicação Social, Michael Guedes.

O prefeito Antônio Almas destacou que o projeto foi aprimorado para que a Prefeitura fique cada vez mais próxima do cidadão. “É uma forma de não só valorizar a região, como também, de ficar próximo, olho no olho. Este é o legado desse projeto, por meio do diálogo aberto e franco”, declarou.

Colab

O Colab foi considerado o melhor aplicativo urbano do mundo em 2013 pela News Cities Foundation, e ficou entre os cinco melhores aplicativos de participação e Governo do mundo, pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. No mesmo ano foram apontados como negócio com maior impacto social do mundo e a plataforma com maior potencial global, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A adoção do Colab pela Prefeitura é uma ação do Gestão Inteligente, que visa à melhoria da gestão e dos serviços públicos. Gestão Inteligente é o nome adotado na cidade pelo Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa liderado pela Comunitas e presente em mais de 10 cidades do país.

* Informações com a Secretaria de Comunicação Social pelo telefone 3690-7245.

22/7/2019 - SS
UBS Cruzeiro do Sul terá estrutura ampliada
19/7/2019 - SETTRA
Settra disponibiliza ônibus extras para o “Torneio Leiteiro de Sarandira”