NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 18/12/2018 - 16:42

“Sala de Operações” intensifica ações de combate ao Aedes aegypti

Portal de Notícias PJF | “Sala de Operações” intensifica ações de combate ao Aedes aegypti | SS - 18/12/2018
Para garantir frentes de trabalhos preventivos ainda mais eficientes na luta contra os riscos de proliferação do Aedes aegypti na cidade, principalmente neste período de chuvas, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através de representantes de diversas pastas do secretariado municipal, intensificou as ações da “Sala de Operações de Combate ao Aedes”, visando traçar metas e avaliar plano de contingência para o combate às doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. A sala está em funcionamento desde 2016, bem como suas atividades, que não foram suspensas nesse intervalo.

A sala funciona como braço operacional, que avalia as denúncias efetuadas no “Disque Dengue”, através do número 199, e realiza a distribuição do trabalho. O plano extrapola a divisão de secretarias. É ação conjunta e integrada, que tem como objetivo aproveitar as funcionalidades que cada pasta pode oferecer na questão do controle vetorial, no que diz respeito às medidas efetuadas para evitar o fluxo de transmissão, combatendo o mosquito.

As atividades são coordenadas pela Defesa Civil. Participam: secretarias de Saúde (SS), que cuida das ações de controle vetorial e assistenciais; Atividades Urbanas (SAU), responsável pelas notificações e autuações; Educação (SE), realização de vistorias nas dependências das escolas municipais, bem como apoio em atividades educativas; e Comunicação Social (SCS), divulgando informações à população acerca do andamento dos trabalhos: Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), trabalhos de limpeza; e Guarda Municipal, segurança dos servidores que estão em campo.

A reunião de todos no mesmo espaço permite gerir e integrar todas as informações, proporcionando a otimização das ações. Dessa forma, é possível reunir os dados quantitativos de cada secretaria em relação aos recursos humanos e equipamentos disponíveis. Paralelamente, é importante que cada cidadão entenda seu papel na luta contra a proliferação do Aedes aegypti, sendo multiplicador das ações realizadas pela PJF. Nesse sentido, é recomendado, por exemplo, que cada pessoa faça vistoria em sua residência e local de trabalho, para evitar a manutenção focos.

Foto: Arquivo

* Informações com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123/7389.

18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM