NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 10/12/2018 - 16:23

Portal de Notícias PJF | “Festival de Fotografia” terá exibição de curta e mesa-redonda nesta segunda-feira | FUNALFA - 10/12/2018
A fotografia é destaque nesta segunda-feira, 10, quando será exibido o curta-metragem “Transformar os silêncios”, produzido pelo Movimento Fotógrafas Brasileiras. A sessão será realizada no Museu de Arte Murilo Mendes (Rua Benjamin Constant 790 – Santa Helena), às 19 horas. Em seguida, acontece a mesa-redonda “Fotografia, arte e educação”, com Olga Egas (UFJF), Dante Gastaldoni (UFRJ) e Bárbara Almeida (UFJF). Os eventos têm entrada franca e integram a programação do “Festival de Fotografia de Juiz de Fora”, promovido pelo coletivo “JF Fotográfico”, com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora e UFJF.

No curta, mulheres da área de fotografia refletem e produzem sobre o instigante tema “Transformar os silêncios". Os silêncios femininos, da violência, das perdas no mercado de trabalho, das estatísticas que apontam o estupro de uma mulher a cada 11 minutos e mostram que temos a quinta maior taxa de feminicídio do mundo: uma mulher é morta a cada duas horas. Por outro lado, nas últimas décadas, é crescente a tomada de consciência das mulheres e de questionamento à cultura machista. São muitas as que saem às ruas reivindicando o fim da violência sexista, equidade de gênero e o direito de decidir sobre suas próprias vidas. A força coletiva das mulheres está rompendo os silêncios impostos.

Às 19h30, terá início a mesa-redonda, na qual será abordada a trajetória da fotografia, que apareceu como um instrumento de produção de informação e conhecimento e, ao longo das décadas, adquiriu o status de obra de arte e foi adotada por quase todas as disciplinas, da astrofísica à história. Atualmente, o mundo se comunica por imagens virtuais que atravessam o mundo em um piscar de olhos; e os celulares chegaram para encurtar esta distância. Na educação, através da utilização crítica da imagem, para ser construída ou para ser interpretada, a fotografia é uma aliada imperativa para que professores e educandos possam refletir sobre o universo cultural e social próximo ou distante. A aquisição de conteúdos é, assim, uma escolha, onde quem produz imagens e quem as lê participa de um produtivo sistema de comunicação interativo e democrático.

Olga Egas é professora na Faculdade de Educação da UFJF. Doutora em Educação, Arte e História da Cultura (UPM), Mestre em Artes Visuais (Unesp). Possui especialização em Arte Educação (USP), Design Gráfico (Anhembi Morumbi) e Pedagogia. Licenciada em Arte (Faap) e Desenho (Fasm). Experiente na área de arte-educação. É líder do Mirada - Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente locado na Faculdade de Educação da UFJF.

Dante Gastaldoni é jornalista e cientista social formado pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado em Fotografia no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Imagem da UFF. Como jornalista, foi repórter, redator e editor do Jornal do Brasil (1974-1983) e diretor da Editora Gama Filho (1984-2011); como professor, atuou na UFF (1980/2016) e, desde 1983, leciona na UFRJ. Em 2006, assumiu a coordenação acadêmica da Escola de Fotógrafos Populares, na favela da Maré, Rio de Janeiro, cuja produção ganhou visibilidade em inúmeras publicações e exposições de fotografia no Brasil e no exterior.

Bárbara Almeida - professora na UFJF. Bacharel e Licenciada em Química pela UFJF em 2000, Mestrado pela UFJF em 2003 e Doutorado em Química pela PUC-Rio em 2008. Começou a fotografar em 2012. Atualmente, trabalha com pesquisa sobre fotografia, ciência e ensino de química. Desenvolve estudos sobre os processos históricos fotográficos e faz residência artística em Cianotipia no Núcleo Artístico LabClub no Rio de Janeiro.

Foto: Júlio César Guimarães

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440