NOTÍCIAS: CESAMA
JUIZ DE FORA - 7/12/2018 - 16:58

Portal de Notícias PJF | Obras de Despoluição - Cesama premia vencedores do concurso “Gerações do Paraibuna’’ | CESAMA - 7/12/2018
Durante a tarde dessa quinta-feira, 6, duas instituições de ensino receberam a premiação do concurso cultural “Gerações do Paraibuna”, da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). A Escola Municipal Cecília Meireles contou com três vídeos vencedores, produzidos por alunos do 6º, 7º e 9º ano. Já a Escola Municipal Presidente Tancredo Neves levou a quarta produção premiada, feita por estudantes do 6º ano.

A iniciativa faz parte do trabalho social das obras de despoluição do Rio Paraibuna. Os vencedores receberam como prêmio um tablet Samsung Galaxy, entregue pela equipe de Serviço Social da Cesama nas próprias instituições de ensino. Os vídeos tiveram como tema “O Futuro dos Recursos Hídricos de Juiz de Fora’’ e podem ser conferidos na página do “Programa de Despoluição do Rio Paraibuna”, no Facebook .

Para o professor de ciências da Escola Municipal Cecília Meireles, Cleiton Costa Pereira, o concurso foi importante para que os alunos adquirissem uma experiência fora da sala de aula, levando conscientização para a comunidade. “Este concurso foi uma forma de divulgar a preservação ambiental através de atitudes simples, como não jogar lixo no rio. A Prefeitura e a Cesama fazem a parte delas, mas a população tem que ajudar’’, avaliou.

A aluna Grazielle Cobuci de Oliveira explica como produziu o material, com a ajuda do professor: “nosso vídeo foi bem improvisado, mas tentamos falar um pouco do que estudamos, mostrando como a preservação pode trazer benefícios. Sempre trabalhamos em equipe e por isso conseguimos produzir o vídeo’’.

“Primeiro, pensamos em abordar o Córrego São Pedro, mas o conhecimento dos alunos em relação a isso era pequeno. Então, baseamos nosso trabalho em folders educativos e falamos sobre a importância de ter este tipo de material na escola e na comunidade”, detalhou a professora de informática da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, Ana Cristina Balgates, que desenvolveu o projeto com seus alunos.

Quem se envolveu bastante com a produção desse material foi a estudante Vitória Dias: “achei o concurso bem interessante e informativo. Minha esperança é que, a partir do vídeo, as pessoas parem de jogar lixo nos córregos. Tínhamos pouco tempo, e por isso achei um pouco difícil produzir o material. Mesmo assim, conseguimos entregar tudo dentro do prazo, porque todos trabalhamos juntos’’.

Foto: Divulgação

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3692-9179.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa