NOTÍCIAS:SS
JUIZ DE FORA - 6/12/2018 - 17:02

Portal de Notícias PJF | Sala de Operações da Dengue retira 18 toneladas de entulho de casa no Jardim América | SS - 6/12/2018
Seis caminhões com 18 toneladas de entulho foram retiradas de uma residência no Bairro Jardim América, região sul de Juiz de Fora, na manhã desta quinta-feira, 6. O trabalho foi coordenado pela Sala de Operações de Combate ao Aedes em ação intersetorial envolvendo 28 servidores do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da Secretaria de Saúde – responsável pela coordenação da sala ao lado da Defesa Civil -, do Demlurb e da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) em dois dias.

A ação aconteceu após denúncia feita por meio do 199 – Disque Dengue, por moradores da área. Na residência, foram localizados incontáveis focos do Aedes nas centenas de materiais em desuso, como caixa-d’água, máquinas de lavar, baldes, latas de tinta, carcaças de utensílios domésticos, panelas e vasos de planta. A residência também estava infestada de pragas urbanas.

Os trabalhos de rotina dos agentes de combate a endemias (ACEs), durante monitoramento das ovitrampas – armadilhas usadas para medição do grau de infestação por Aedes aegypti - também foram importantes para esta ação, uma vez que foi identificado um foco gerador – local de grande concentração de focos de dengue.

As ovitrampas têm sido usadas pelo DVEA como ferramenta para aperfeiçoar o monitoramento das áreas, permitindo melhor direcionamento das ações de prevenção e combate. Os equipamentos estão instalados em bairros das zonas norte, leste, nordeste e sul.

A próxima ação da Sala de Operações será uma inspeção intersetorial em um bota-fora na região leste da cidade, que deverá acontecer nos próximos dias.

A participação da população é fundamental no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. Todos devem separar dez minutos por semana para vistoriar suas casas e garantir que não haja focos do mosquito. Para denúncias sobre possíveis focos de dengue, a população deve entrar em contato com o 199-Disque Dengue.

Foto: Divulgação

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123/7389

24/4/2019 - SS
Banco de Leite reúne responsáveis por coleta de leite humano da região