NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 5/12/2018 - 16:35

Portal de Notícias PJF | No “Paschoal Carlos Magno”: Poética de Drummond inspira espetáculo teatral do Cave | FUNALFA - 5/12/2018
Uma proposta desafiadora mobilizou o elenco e a direção do Grupo de Teatro Cave no apagar das luzes de 2018. Capitaneada pelos irmãos Marquinho Siqueira Dutra e Toninho Dutra, a companhia decidiu visitar a complexa obra de Carlos Drummond de Andrade e, a partir dela, montar um espetáculo capaz de captar e transmitir a sensibilidade do poeta mineiro, considerado um dos maiores representantes da literatura brasileira no século 20. O resultado dessa jornada é a montagem “Drummond, caminhos”, que poderá ser vista no Teatro “Paschoal Carlos Magno” (Rua Gilberto de Alencar - Centro), na sexta-feira, 7, e no sábado, 8, sempre às 20 horas.

Quinze atores e três músicos - 14 alunos, três professores e um funcionário do Colégio Cave - estarão no palco para apresentar uma colagem de poemas e músicas, com base na obra de Drummond, além de intertextos. Construído coletivamente, o espetáculo inclui 31 poemas de Drummond e um de Adélia Prado, além de 12 músicas. Marquinho Siqueira Dutra observa que Grupo de Teatro Cave, do qual é diretor, buscou respeitar a forma como Drummond trabalha essa inspiração cotidiana, com fortes marcas de subjetividade, temporalidade e espacialidade. A estética do espetáculo, o terceiro da companhia, é inspirada em um dos mais famosos poemas do autor: “Caso do Vestido”.

O diretor observa, ainda, que Drummond é fortemente marcado pelo passado e assombrado pelo futuro. “Ele é uma testemunha extremamente lúcida de si próprio e do caminhar da humanidade; apresenta sempre um ponto de vista cético e, muitas vezes, melancólico, mas também é irônico na análise dos costumes da sociedade, além de fortemente satírico. Ainda que eventualmente desencantado, Drummond entrega-se com enorme elegância e requinte à demonstração estética desses modos de ser e estar.”

Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos antecipadamente no Colégio Cave (Rua Tiradentes 567 – Centro), por R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). A partir de quinta-feira, 6, haverá plantão de vendas também na bilheteria do “Paschoal Carlos Magno”.

Roteiro: Marquinho Siqueira Dutra e Toninho Dutra

Direção-geral: Marquinho Siqueira Dutra

Direção cênica: Marcos Moreira e Toninho Dutra

Elenco: Ana Beatriz Villela, Carlinha de Assis, Edmon Neto, Gabrielle Devotti, Isabela CarpinsKi, Joana Duarte, João Eduardo Neiva, Lucas Pimentel, Luíz Eduardus Mendes, Marquinho Siqueira Dutra, Paulo Dutra, Paulo Waldetaro, Pedro Segundo, Pedro Soares e Tayná Beato

Músicos: Lorena Delvaux (flauta e voz), Pedro Soares (violão e voz) e Vinícius Paiva (violão e voz)

Figurino: Cláudia Mercês

Cenografia: Idealização – Toninho Dutra | Execução – O Grupo

Desenho de luz e operação: Gil Santos

Direção Musical: Edmon Neto e Vinícius Paiva

Marcação cênica das músicas: Andrea Ventura

Fotografia: Bê (2MA), Igor Tancredo, Lawrence Pontes Gomes

Produção: Carlinha de Assis, Marquinho Siqueira Dutra e Toninho Dutra

Poemas: “O Lutador”, “Canção Amiga”, “Poema de Sete Faces”, “Com Licença Poética” (Adélia Prado), “Infância”, “Esplendor e Declínio da Rapadura”, “Iniciação Amorosa”, “Canção para Álbum de Moça”, “Para Sempre”, “Retrato de Família”, “Confidência do Itabirano”, “Caso do Vestido”, “O Amor Bate na Aorta”, “Amar”, “O Mundo é Grande”, “As Sem-Razões do Amor”, “No Meio do Caminho”, “José”, “Sentimento do Mundo”, “Tristeza no Céu”, “Mãos Dadas”, “Parolagem da Vida”, “Os Ombros Suportam o Mundo”, “O Maior Trem do Mundo”, “Morte do Leiteiro”, “Futebol”, “A Bunda, que Engraçada”, “No Mármore de Tua Bunda”, “Sob o Chuveiro Amar”, “Anedota Búlgara”, “Palavra Mágica” e “Explicação”.

Músicas: “Canção Amiga” (Carlos Drummond de Andrade e Milton Nascimento), “Até o Fim” (Chico Buarque), “Bola de Meia, Bola de Gude” (Milton Nascimento e Fernando Brant), “Trem Azul” (Lô Borges), “Atrás da Porta” (Chico Buarque e Francis Hime, “Faltando um Pedaço” (Djavan), “Flor da Idade” (Chico Buarque), “Roda Viva” (Chico Buarque), “Vamo Comer” (Caetano Veloso), “O Trenzinho do Caipira” (Heitor Villa-Lobos), “Outras Palavras” (Caetano Veloso), “Fantasia” (Chico Buarque)

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa: 3690-7044

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440