NOTÍCIAS:DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 4/12/2018 - 14:21

Prefeitura entrega certificados a novos agentes voluntários de Defesa Civil

Portal de Notícias PJF | Prefeitura entrega certificados a novos agentes voluntários de Defesa Civil | DEFESA CIVIL - 4/12/2018
No final da tarde da segunda-feira, 3, o prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, e o subsecretário de Defesa Civil, Jefferson Rodrigues, entregaram a 31 jovens bombeiros civis o certificado de conclusão do curso básico de agentes voluntários de proteção e Defesa Civil. O curso aconteceu durante toda a semana passada e teve como objetivo apresentar o histórico da Defesa Civil, a integração de políticas públicas, a concepção social do desastre, os conceitos e classificações do Plano de Contingência, as atividades da Defesa Civil, do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nupdec) e da Associação dos Agentes Voluntários de Proteção e Defesa Civil (Avadec). No evento, o novo presidente da Avadec, Reginaldo Picoli, tomou posse para ficar à frente da associação pelos próximos dois anos.

"Não tivemos nenhum incidente maior até agora, graças ao trabalho que a Prefeitura está fazendo, tanto através da Defesa Civil, como da Secretaria de Obras, com o grande volume de obras de contenção. São as ações de prevenção que estão permitindo não termos problemas maiores. Vejo vocês (agentes voluntários) como agentes de transformação dessa cidade, pois se dispõe a serem muito mais que cidadãos que vivem na cidade, para serem cidadãos que transformam. Agradeço a vocês por se disporem a um trabalho dessa grandeza", enfatiza o prefeito Antônio Almas.

O bombeiro civil Antônio Ramaldes é diretor de um curso para formação da categoria e afirmou que todos os alunos se interessaram em ser voluntários: "O curso foi melhor do que imaginávamos. Tínhamos uma visão superficial do que era a Defesa Civil. Através desse curso, desenvolvemos uma nova mentalidade de prevenção. Nossa intenção é que sejamos os olhos e ouvidos da Defesa Civil, para trazer a comunidade para perto e tentar minimizar os riscos".

A Avadec é a única associação de agentes voluntários de Defesa Civil do Brasil. Para ser um agente, é preciso fazer o curso básico. Reginaldo Picoli ressaltou: "Fazemos o curso e nos tornamos voluntários para prevenir o desastre, para saber o que se pode evitar. Somos elos de uma corrente".

O subsecretário de Defesa Civil, Jefferson Rodrigues, informou que a intenção do órgão é ter um núcleo de voluntários em cada região da cidade. "A grande união que nos fortalece para seguir fazendo nosso trabalho. A parceria com a Avadec é um elo muito importante, que queremos sempre fortalecer", conclui.

Foto: Carlos Mendonça

* Informações com a assessoria de comunicação da Defesa Civil pelo telefone 2104-8776.

25/6/2019 - SDS
Demlurb realiza palestra para assistidos da SDS
25/6/2019 - SEL
“Jogos Intercolegiais” - SEL divulga resultados do atletismo