NOTÍCIAS:FUNALFA
JUIZ DE FORA - 21/11/2018 - 16:18

Alunos da “Escola de Escritores” são contemplados com prêmio nacional

Portal de Notícias PJF | Alunos da “Escola de Escritores” são contemplados com prêmio nacional               | FUNALFA - 21/11/2018
Cinco participantes do projeto “Escola de Escritores”, desenvolvido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)/Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa), por meio da Biblioteca Municipal “Murilo Mendes”, foram contemplados no “5º Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico”. Conhecido como “Prêmio Espantaxim”, o concurso acontece a cada dois anos. Em 2018, o tema proposto foi “Futuro – Visão Para um Mundo Melhor”. Houve 3.393 inscritos, com idades de sete a 12 anos, totalizando a participação de 96 escolas em 14 estados brasileiros. Duzentas e trinta obras foram escolhidas para compor a antologia do prêmio, que terá prefácio do presidente da Google Brasil, Fábio Coelho. A entrega da premiação acontecerá em abril de 2019, no Museu de Arte de São Paulo “Assis Chateaubriand” (Masp), em São Paulo.

As crianças da “Escola de Escritores” de Juiz de Fora contempladas foram:

- Categoria: “Mensagem”

Marina Corrêa de Andrade – 7 anos

Laura Coutinho dos Reis – 8 anos

Athos Hermes de Aquino – 11 anos

- Categoria: “Poesia”

Fernanda Keler Eveling Gama – 12 anos

Luana Nascimento Duarte – 12 anos

Quarenta e oito produções da “Escola de Escritores” foram inscritas no “Prêmio Espantaxim 2018”. A produção do material aconteceu durante as oficinas lúdicas do projeto, sob coordenação da professora Margareth Marinho, responsável pelas ações de incentivo à leitura da Biblioteca “Murilo Mendes”. A partir do tema proposto, as crianças foram orientadas a pensar em como poderia ser a vida em 2050 e sobre a necessidade de trabalhar o hoje para o futuro ser melhor. “Fiquei muito satisfeita com o resultado, não só com os cinco premiados. Todos os textos refletiram a consciência da necessidade de não maltratar o planeta, combater a violência e promover inclusão”, afirmou Margareth.

Sobre a premiação, ela destacou o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, tanto para as crianças quando para o próprio projeto “Escola de Escritores”, que, no ano passado, recebeu o “Selo de Qualidade do Instituto Pró-Livro”, sendo considerado uma das dez melhores ações brasileiras de fomento à leitura, na categoria “Biblioteca”. Margareth também comemorou o fato de a cidade ter contemplados nas três últimas edições do prêmio: em 2014, dois alunos foram destaques; em 2016, uma premiação; e agora, cinco.

Foto: Gil Velloso

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa - 3690-7044.

8/7/2020 - SEMAUR
Sapataria e loja de utilidades domésticas são interditadas nesta quarta-feira
8/7/2020 - SS
Boletim Covid-19 - Juiz de Fora confirma mais três óbitos e 79 novos casos em 24 horas