| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: SEDETTUR
JUIZ DE FORA - 18/10/2018 - 13:59

“Visão 2030 MG” insere base industrial regional em agenda sustentável

Portal de Notícias PJF | “Visão 2030 MG” insere base industrial regional em agenda sustentável | SEDETTUR - 18/10/2018
Buscando alavancar o desenvolvimento de Minas Gerais, inserindo a base industrial regional em uma agenda sustentável, com compromisso com o meio ambiente, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), lançou, nessa quarta-feira, 17, a “Visão 2030 MG”. Baseada na “Plataforma Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata”, a agenda pretende promover inovação tecnológica e capacitação da agroindústria de Minas Gerais no segmento de Biocombustíveis e Renováveis, com integração da academia, de centros de pesquisa, da agroindústria, do agronegócio e da agricultura familiar mineira, em plataformas regionais. O evento contou com a presença de empresários, autoridades políticas e entidades, que reafirmaram compromisso com a Plataforma.

O prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, chamou a atenção para a capacidade da Plataforma de recuperar o protagonismo da cidade como vetor de desenvolvimento regional. “O projeto tem grandes possibilidades e é necessário associar esforços para que dê certo, pelo bem da região”.

O presidente da Fiemg regional Zona da Mata, Aurélio Marangon, falou sobre a importância de Minas no contexto da Economia de Baixo Carbono e da busca por recursos internacionais. “Escolhemos esta região (para o lançamento no projeto) baseados na integração da Plataforma (de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata). O modelo proposto serve de incentivo para outras regiões de Minas”, afirmou.

A evolução dos trabalhos relativos à construção da Plataforma, e os primeiros passos concretos a serem cumpridos, ainda em 2018, foram apresentados pelo coordenador de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), da PJF, Jackson Fernandes. Lançada em junho de 2018, através da integração de esforços dos municípios signatários, o projeto será levado à Conferência do Clima das Nações Unidas (COP24), em dezembro deste ano, na Polônia, para busca de recursos do Fundo Clima, conforme sinalizou o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), durante o evento de lançamento “Visão 2030 MG”.

Diretor de Biocombustíveis da Gol Linhas Aéreas, Pedro Scorza assinou compromisso de compra do diesel verde e bioquerosene do complexo integrado de oleoquímica de Juiz de Fora. Parceiros estratégicos da Plataforma também assinaram compromissos pretendidos.

Foto: Carlos Mendonça

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Sedettur, pelo telefone 3690-8341.

23/2/2024 - PROCON
Procon interdita seis instituições financeiras com irregularidades
23/2/2024 - PREFEITURA
Dados do IBGE confirmam qualidade nos serviços de água e esgoto em Juiz de Fora