NOTÍCIAS: SEDETTUR
JUIZ DE FORA - 4/10/2018 - 15:48

Portal de Notícias PJF | “Um Encontro com Nossa Cidade, Nossa História” promove visita ao Cine-Theatro Central | SEDETTUR - 4/10/2018
Através do projeto “Um Encontro com Nossa Cidade, Nossa História”, o “Espaço Bem-estar”, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), realizou tour pelo Cine-Theatro Central, em comemoração aos dias “Mundial do Turismo” e “do Idoso”, na quarta-feira, 3. A visita reuniu pessoas interessadas em conhecer mais sobre espaço, formas de preservação e valorização da história do município. Durante o passeio, os participantes elogiaram o projeto, destacando os aspectos turístico e cultural, para toda a região. Napoleão Garnieiri, aposentado, por exemplo, disse que na cidade são apresentadas poucas opções de entretenimento aos idosos, e iniciativas como essa agregam cultura e aguçam a curiosidade sobre o lugar: “Já participei da mesma visita há aproximadamente dez anos. Fiquei sabendo da edição 2018 através de panfletagem realizada aqui no ‘Bem-estar’, e decidi participar mais uma vez”.

Outra participante, Helena Cessa, autônoma, veio do Rio de Janeiro especialmente para o tour. Para ela, visitar a cidade, orientada por pessoa que conhece o local, é muito importante: “Para ter mais informações sobre a cidade, fazendo com que entendamos um pouco de sua história. Eu e meu marido gostamos muito de viajar pelas cidades vizinhas, para conhecermos um pouco de cada lugar, e assim aconteceu com Juiz de Fora. Somos do Rio e estávamos pesquisando sobre pontos turísticos na cidade pela internet. Assim, entramos em contato com a Prefeitura e descobrimos esse passeio superinteressante pelo Centro”. Gustavo Felizardo, mediador da oficina temática de filosofia, vinculada ao turismo e membro do “Espaço Bem-estar”, acredita que caminhadas como essa valorizam o patrimônio e resgatam um pouco da história: “Nosso projeto está completando um ano de atividade na cidade. Ele se baseia em passeios com o público idoso pela região. No trajeto vinculamos filosofia com turismo, aguçando a cultura filosófica dos visitantes e as questões turísticas e patrimoniais”.

Para a gerente do Departamento de Incentivo ao Turismo (Ditur) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Tatyana Hauck Herdy Hill, “a iniciativa valoriza a cidade, fazendo com que, antes que os visitantes a conheçam, nós conheçamos um pouco de sua história, para que possamos apresentá-la da melhor forma. Nosso apoio é dar importância ao turismo de nossa cidade, provocando olhar diferenciado pelos pontos turísticos, com foco no conhecimento e valorização de nossa cultura, fortalecendo todo o nosso patrimônio histórico”.

Foto: Divulgação

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Sedettur, pelo telefone 3690-8341.

24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais