NOTÍCIAS:SEDETTUR
JUIZ DE FORA - 5/9/2018 - 19:02

Juiz de Fora volta a se destacar em ranking nacional de cidades inteligentes

Portal de Notícias PJF | Juiz de Fora volta a se destacar em ranking nacional de  cidades inteligentes | SEDETTUR - 5/9/2018
Desta vez, o “Connected Smart Cities”, realizado pela empresa “Urban Systems”, de inteligência de mercado, coloca a cidade em 21º lugar entre as cem mais inteligentes do Brasil. O resultado mostra a evolução do município em relação ao ano passado, quando ocupava a 24ª posição do ranking. Em Minas, Juiz de Fora permanece na segunda colocação, atrás, apenas, da capital, Belo Horizonte.

Em sua quarta edição, a pesquisa é realizada com dados públicos e analisa cidades com população superior a 50 mil habitantes, com o objetivo de mapear as com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, por meio de temas que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. Setecentas entraram no estudo, composto por 70 indicadores de 11 principais setores: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo e Governança.

Curitiba (PR) ocupa a primeira posição nacional, seguida por São Paulo (SP), Vitória (ES) e Campinas (SP). Em Minas, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Viçosa e Uberlândia são as primeiras colocadas.

A primeira de Minas no “Ranking Urbanismo”

Além do “Connected Smart Cities”, com as melhores cidades nos 70 indicadores, foram gerados rankings temáticos para cada um dos 11 setores abordados, com resultados das melhores cidades. Entre esses, Juiz de Fora se destaca no item “Urbanismo”: o município é o primeiro de Minas Gerais e subiu da 12ª colocação nacional, em 2017, para a 7ª, em 2018, considerando indicadores de Mobilidade, Urbanismo e Meio Ambiente. A cidade também aparece entre as 50 melhores do Brasil nos rankings Saúde (15ª posição); Empreendedorismo (23ª) e Tecnologia e Inovação (36ª ). Em Educação, Juiz de Fora saltou da 39ª para 17ª colocação.

A primeira do Brasil na oferta de serviços de cidades inteligentes ao cidadão

Em maio, ranking divulgado pela Teleco (empresa de consultoria na área de telecomunicações) colocou Juiz de Fora no primeiro lugar, em todo o Brasil, na oferta de serviços de cidades inteligentes ao cidadão. Em cerimônia realizada em Belo Horizonte, o prefeito Antônio Almas recebeu a premiação das mãos do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Na época, o prefeito destacou os esforços da Prefeitura para se aproximar do cidadão, “através de instrumentos como o ‘CittaMobi’, ‘Colab’, ‘Descarte-me’, a parceria com o ‘Waze’, o ‘Olho Vivo’, as câmeras de trânsito, a ‘Área Azul Digital’ e tantas outras iniciativas, agora com reconhecimento nacional”.

* Informações com a assessoria de Comunicação da Sedettur, pelo telefone 3690-8341.

19/6/2019 - SARH
PJF lança Programa de Preparação para Aposentadoria 2019 nesta segunda-feira
19/6/2019 - CESAMA
Cesama já executou 90% das obras de remodelação da rede de esgoto da Rua Aníbal Paiva