NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 17/8/2018 - 18:04

SDS promove mais uma edição de “Algo (In) Comum”

Portal de Notícias PJF | SDS promove mais uma edição de “Algo (In) Comum” | SDS - 17/8/2018
Na tarde desta sexta-feira, 17, o auditório do quinto andar da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) foi palco de diversidade e inclusão com a realização do evento “Algo (In) Comum”. A iniciativa, desenvolvida por meio do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH), acontece mensalmente e teve como tema desta edição a “Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e as Novas Regras de Acessibilidade”.

Foram debatidas as novas regras fixadas pela LBI, como regulamentações em prédios, hotéis, restaurantes, pousadas e calçadas. Foram discutidas, também, questões referentes à contratação no mercado de trabalho. Estiveram presentes, pessoas com deficiência, familiares e profissionais ligados à área. Intérpretes de Libras auxiliaram na compreensão dos deficientes auditivos. Cada pessoa pôde compartilhar suas vivências e apresentar suas visões sobre a condição e seus direitos assegurados pela lei. Cartilhas sobre acessibilidade foram distribuídas ao público.

A dona de casa Jocelaine Weber, que teve poliomelite na infância, destaca: “Eu tenho deficiência no braço direito e na perna esquerda. Essa é a terceira vez que compareço ao evento, acho importante discutir esse assunto, pois a pessoa que tem deficiência costuma ser mais reclusa e muitas vezes se sente inferior aos outros. Essas iniciativas nos mostram que não podemos nos intimidar e aumentam a autoestima”.

Para Thais Altomar, gerente do DPCDH, o evento cumpriu seu papel de instrução e contou com público significativo: “O auditório estava cheio, e as pessoas participaram bastante, já que é um tema comum e que desperta a identificação nos envolvidos. As pessoas precisam ter conhecimento das mudanças que estão ocorrendo e ter noção dos prazos que a lei propõe para que possam cobrar”.

O DPCDH

Define e coordena as políticas de promoção e defesa de direitos da pessoa com deficiência no âmbito municipal e articula ações de direitos humanos e cidadania, independente de gênero, etnia ou crença. Atua na defesa e divulgação de direitos, na política municipal de transporte adaptado e no benefício “Passe Livre”, na capacitação e qualificação profissional e no intercâmbio com as secretarias municipais, entidades e sociedade civil, bem como na promoção da acessibilidade.

Foto: Divulgação

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.

24/4/2024 - SS
PJF realiza celebração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho
24/4/2024 - SEDH
Documentário "Carta de Linhares: a tortura revelada" terá exibição no Teatro Paschoal Carlos Magno