NOTÍCIAS:SAA
JUIZ DE FORA - 10/8/2018 - 15:57

Expofeira arrecada cerca de uma tonelada de alimentos na abertura oficial

Portal de Notícias PJF | Expofeira arrecada cerca de uma tonelada de alimentos na abertura oficial | SAA - 10/8/2018
A abertura oficial da 65ª edição da Expofeira Agropecuária de Juiz de Fora, na noite de quinta-feira, 9, movimentou o redondéu (local onde estão sendo realizados os eventos técnicos), no Parque de Exposições. O prefeito Antônio Almas estava presente, acompanhado dos secretários de Agropecuária e Abastecimento, Bebeto Faria, e de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Rodrigues Pinheiro Dória, e demais autoridades. Logo após foi realizada a primeira palestra, com o veterinário Pedro Marques Torres, seguida dos shows gratuitos da Banda Com Cristo e do cantor sertanejo Thiago Brava.

Com público expressivo, a abertura da Expofeira arrecadou cerca de uma tonelada de alimentos, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). Os itens recolhidos serão repassados pela pasta a uma instituição de atendimento social. Neste sábado, 11, a entrada também “custará” um quilo de alimento não perecível.

O prefeito Antônio Almas afirmou que a exposição está sendo realizada sem recursos oriundos dos cofres da Prefeitura: “Temos muitos parceiros, que estão somando com o Munícipio, para realizar a Expofeira”. Ele lembrou ainda que Juiz de Fora conta com extensa região rural, e a parceria do Mapa tem possibilitada a recuperação de diversas estradas vicinais, dando mais condições ao produtor rural. O secretário Bebeto Faria destacou também a participação do Mapa na assistência ao campo, possibilitado muitos investimentos para alavancar as políticas voltadas para o pequeno produtor, “que é o foco da secretaria”.

O evento, organizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA), vai até domingo, 12, com a área técnica voltada ao produtor rural, através de capacitações e competições com as mais diversas raças de equinos e bovinos. Além de shows gratuitos, com atrações para todas as idades.

Programação técnica e cultural

Na programação estão a “5ª Exposição Regional do Núcleo Caminho Novo”, com início nesta sexta-feira, 10, exibindo 60 cavalos da raça mangalarga marchador, a “17ª Exposição Estadual do Cavalo Pônei” e a “2ª Exposição Estadual do Cavalo Piquira” - as duas últimas reunindo cerca de 90 animais. Outros 80 estão à mostra na “Exposição Estadual de Gado Holandês”. O torneio leiteiro é outra atração, reunindo os participantes do circuito competitivo do Município. Cerca de 20 animais concorrem nas categorias novilhas dois, quatro e seis dentes (vaca jovem) e adulta. A competição teve início na quinta-feira, com a esgota. Serão cinco ordenhas até este domingo, quando será anunciado o resultado final.

O seminário com palestras que apresentarão melhorias para a produção local continua nesta sexta-feira, 10, e neste sábado, 11 (programação completa no anexo). Ainda na sexta acontecem as apresentações da dupla sertaneja Leonardo de Freitas e Fabiano, do grupo “Melhor Assim”, e Erick Rinco. No sábado, com entrada através de um quilo de alimento, será a vez dos shows do grupo “Molejo”, duplas sertanejas Renan e Cristiano e Thalles e Wendel. No domingo, 12, show infantil com Fuxico e Xaveco, “Missa dos Pais”, com padre Pierre, e apresentações do grupo de samba e pagode Alquimia e da dupla João Paulo e Gustavo.

Um parque de diversões foi montado na área para divertir os participantes.

Julgamento de vacas girolanda

Na tarde desta quinta-feira, 9, foi realizada a competição das vacas girolanda, nas categorias ½ sangue, ¼, ¾, 5/8 e 7/8. No julgamento são observadas as características morfológicas, sinais que mostram ser um bom animal produtor de leite. São observadas, por exemplo, a capacidade de locomoção e digestiva e as patas do animal. Nesta sexta serão julgadas as raças jersey e holandesa.

Representantes do Ministério da Agricultura visitam Expofeira

A comitiva da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) visitou durante a tarde de quinta-feira, 9, a Expofeira. O chefe de gabinete, George Honório, e o coordenador de Parcerias da secretaria, Joaquim Araújo, circularam pelo espaço destinado aos produtores rurais e puderam ver de perto como estão sendo realizadas as competições e capacitações.

Foto: Divulgação

* Informações com a assessoria da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento pelo 360-7767.

22/10/2018 - SETTRA
Settra e PM fazem operação integrada na Zona Norte
22/10/2018 - SEL
Corrida Solidária da Ascomcer leva 1500 atletas para o Campus da UFJF