NOTÍCIAS: SETTRA
JUIZ DE FORA - 13/7/2018 - 17:19

Vistoria do transporte escolar começa na segunda-feira

Portal de Notícias PJF | Vistoria do transporte escolar começa na segunda-feira | SETTRA - 13/7/2018
Nesta segunda-feira, 16, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciará a vistoria semestral do transporte escolar, que será realizada até o dia 27. A inspeção ocorrerá seguindo o agendamento prévio, pelo número do Cartão de Identificação Veicular (CIV). O atendimento será das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17 horas, no Terminal Rodoviário “Miguel Mansur” (Rua Coronel Vidal, 1.780, ao lado do posto do Departamento de Trânsito de Minas Gerais / Detran/MG. Mais de 300 veículos deverão passar pela vistoria, obrigatória para renovação do CIV, documento necessário para exercer a atividade regularmente.

Os proprietários de transporte escolar que não renovarem o alvará, ou que descumprirem o prazo determinado para a realização da vistoria, serão autuados em R$ 54,78. Caso sejam flagrados trabalhando sem a renovação, a punição é maior, e o serviço enquadrado como transporte irregular, podendo ser multado em R$ 3.299. Além disso, o carro é apreendido e o CIV recolhido, podendo também ser extinta a permissão. Em caso de reincidência, o valor da multa é dobrado: R$ 6.598 na primeira, e R$ 13.196 na segunda.

Durante a inspeção serão verificados itens como programação visual, estado da lataria, pneus, sistema de direção, escapamento, amortecedores, sistema elétrico e equipamentos obrigatórios – como extintor, triângulo, cinto de segurança, limitador de janela e GPS (sistema de posicionamento global), entre outros. A análise das condições internas do veículo inclui elementos como trava de segurança na porta, estofamento, limpeza, condição e existência de lixeira e tacógrafo, que deve estar lacrado.

A vistoria é importante, principalmente pela questão da segurança dos transportados, sendo forma de garantir que os veículos que realizam o transporte escolar na cidade estejam aptos a prestar o serviço. A população também pode ajudar na fiscalização, quando verificar algum veículo efetuando o transporte de forma irregular. O contato é pelo telefone 3690-8218 ou pelo endereço eletrônicosettraatende@pjf.mg.gov.br. É importante informar o horário, dia e a placa do veículo.

Permissionários devem apresentar documentação antes da vistoria

Para realizar a vistoria, os permissionários precisam recadastrar a permissão e entregar a documentação exigida, que pode ser conferida na página dedicada ao transporte escolar no portal da PJF, no Espaço Cidadão ou nas regionais . Dez dias após devem se apresentar na Settra (Rua Maria Perpétua, 72, 5º andar, Bairro Ladeira), munidos do CIV de 2018, para pegar o laudo da vistoria.

A lista de agendamento para vistoria dos veículos também pode ser acessada no portal da PJF. No link, é possível, também, acessar os documentos necessários para o processo.

Neste mesmo endereço, os usuários do serviço podem verificar a listagem dos veículos regularizados, bem como local e horário atendidos.

* Informações com a Assessoria da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo 3690-7767.

19/4/2024 - SE
Secretaria de Educação lança 2º edição do calendário virtual que homenageia suas servidoras
18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21