NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 13/7/2018 - 16:44

Funalfa recebe artigos para simpósio científico sobre patrimônio

Portal de Notícias PJF | Funalfa recebe artigos para simpósio científico sobre patrimônio | FUNALFA - 13/7/2018
A Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac) da Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa) abre nesta sexta-feira, 13, o período de inscrições para o “1º Simpósio Científico” do seminário “Olhar Sobre o que é Nosso”, promovido anualmente pela instituição. A participação é aberta a graduados, graduandos e pós-graduados, maiores de 18 anos. Dentre as atividades estão oficinas, minicurso e simpósio temático sobre “Bens Culturais e as Transformações Como Legado Para as Gerações Futuras”. As inscrições poderão ser feitas até dia 31 de julho, através do formulário on-line, disponível no site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Para apresentar artigos no simpósio é necessário, no momento da inscrição, enviar resumo (de mil a dois mil caracteres) em word.doc, seguindo as normas do edital. Os trabalhos devem se enquadrar no tema do seminário e em um dos eixos temáticos propostos: “Dimensões do Patrimônio Imaterial”, “Dimensões do Patrimônio Material, “Patrimônio e Educação”, “Patrimônio Pedra e cal e sua Interlocução com o Espaço Urbano” e “Diversidade Artística e Cultural em Minas Gerais”. A participação no simpósio temático será validada através de pagamento da taxa de R$ 30, feito por depósito bancário. Até dois coautores serão admitidos por trabalho, desde que participem da apresentação no evento e paguem a taxa individualmente. As oficinas, minicurso e palestras são gratuitas.

Os resumos serão submetidos à avaliação de comissão técnico-científica, composta por servidores da Funalfa. A partir de 10 de agosto começarão a ser enviadas as cartas de aceite e os proponentes terão prazo de sete dias para efetuar o pagamento da taxa. Os trabalhos completos deverão ser encaminhados para o e-maildipac.funalfa@pjf.mg.gov.br até 31 de outubro. A apresentação do trabalho no evento possibilita a publicação do texto integral nos “Anais do 1º Simpósio Científico do Seminário Olhar Sobre o que é Nosso”, em meio digital.

Novo formato

O seminário “Olhar Sobre o que é Nosso” chega à sua sétima edição estreando novo formato. As apresentações, bem como as demais atividades que compõem a programação, estão previstas para os dias 19, 20 e 21 de setembro.

Oficinas

1. “Requisitos Para Apresentação de Projetos de Restauração em Imóveis Tombados”

Proponente: Angelica Moreira Costa – Mestre em Ambiente Construído (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF) e diretora da Divisão de Patrimônio Cultural – Funalfa.
Horário: 8 às 12 horas
Local: Anfiteatro “João Carriço” (Av. Barão do Rio Branco, 2.234, Centro)
Ementa: Atendendo orientações previstas em normas nacionais e estaduais, a oficina apresentará os princípios básicos que norteiam a aprovação de projetos de restauração em imóveis tombados a serem submetidos ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac).
Público alvo: Profissionais, estudantes de cursos técnicos e superiores e interessados.
Vagas: 50

2. “Desenho da Memória: Desenhos Artísticos Inspirados no Patrimônio Cultural de Juiz de Fora”

Proponente: Amanda Schelgshorn Pereira - Mestre em Ambiente Construído (UFJF) e Arquiteta da Divisão de Patrimônio Cultural – Funalfa.
Horário: 8 às 12 horas
Local: Sala de Reuniões - Funalfa (Av. Barão do Rio Branco, 2.234, Centro)
Ementa: Oficina de desenho artístico inspirada no patrimônio histórico de Juiz de Fora, que tem por objetivo proporcionar reflexão sobre a importância da preservação.
Vagas: 10

Minicurso

“O Inventário do Patrimônio Cultural: Aplicações e Implicações”

Proponente: André Vieira Colombo – Historiador e consultor em gestão do patrimônio cultural.
Horário: 8 às 12 horas
Local: Anfiteatro João Carriço (Av. Barão do Rio Branco, 2.234, Centro)
Ementa: “Inventário do patrimônio cultural: instrumento de proteção ou metodologia de reconhecimento? Histórico do instrumento do inventário no Brasil. O inventário do patrimônio cultural, sob as óticas dos órgãos de proteção do patrimônio cultural brasileiro. Aplicação da metodologia de inventário às diversas categorias de bens culturais. A vigilância aos bens inventariados. O financiamento de ações de preservação dos bens inventariados.
Vagas: 50

A programação completa será oportunamente divulgada. Mais detalhes sobre a participação no Simpósio Científico podem ser solicitadas pelo telefone 3690-7327.

* Informações para a imprensa com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044.

18/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades
18/4/2024 - FUNALFA
Comissão Municipal da Capoeira terá eleição terça, 23, no Anfiteatro João Carriço