NOTÍCIAS:SS
JUIZ DE FORA - 10/7/2018 - 15:26

Portal de Notícias PJF | Serviço de Atenção a Ostomizados completa 30 anos de atendimento individualizado | SS - 10/7/2018
O Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) completa 30 anos de funcionamento em 2018, atendendo cerca de 700 pacientes por mês. Com equipe multiprofissional, o setor conta com enfermeiros estomoterapeutas, assistente social, psicólogo, nutricionista e médico coloproctologista, que trabalham para a redução dos impactos causados pela cirurgia na vida dos pacientes.

Além das bolsas de colostomia e urostomia, fornecidas gratuitamente, e do atendimento realizado com a equipe de enfermagem - que auxilia na utilização das bolsas -, os usuários passam pela assistência social, que orienta sobre os serviços profissionais oferecidos. As pessoas têm conhecimento de seus direitos, como “Passe Livre”, benefício de prestação continuada, isenção de impostos, auxílio doença e aposentadoria por invalidez.

Acontecem semanalmente grupos de apoio aos pacientes ostomizados e familiares, para troca de experiência sobre o processo de adaptação. De acordo com a assistente social do serviço, Paula de Oliveira Purgato, é fundamental oferecer esses tipos de serviços aos usuários: “Há pessoas que realizam a cirurgia de forma programada e já se preparam, mas há também os casos de urgência, em que a pessoa é pega de surpresa. Por isso, é importante o serviço oferecer o acompanhamento psicológico e os grupos de apoio, que ajudam as pessoas a passarem por esse processo de adaptação e aceitação. Por conta das restrições alimentares, é necessário a orientação de um nutricionista também”.

Para que as pessoas possam ter acesso ao Setor de Ostomizados, os enfermeiros realizam atendimentos e visitas aos hospitais. O encaminhamento pode acontecer através de contato do hospital ou de algum familiar. O serviço funciona no Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal, Para outras informações, familiares e pacientes podem entrar em contato diretamente pelo 2104-7488.

Foto: Divulgação

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7389/7123.

19/3/2019 - SDS
SDS marca presença no “Bem Comum Bairros”
19/3/2019 - SEDETTUR
“Seu Emprego JF” divulga novas oportunidades nesta terça-feira