NOTÍCIAS: SETTRA
JUIZ DE FORA - 19/6/2018 - 07:59

Sistema biométrico em Juiz de Fora é pioneiro no Brasil

Portal de Notícias PJF | Sistema biométrico em Juiz de Fora é pioneiro no Brasil | SETTRA - 19/6/2018
Dados da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) apontaram nesta terça-feira, 19, que 92% dos táxis já possuem sistema biométrico instalado. Estes veículos participaram da licitação 007/2014 e o equipamento é obrigatório. Essa tecnologia é a primeira do Brasil, que une biometria e ferramentas de segurança com transmissão dos dados e informações da viagem em tempo real. Juiz de Fora mostra, mais uma vez, o potencial de pioneirismo da cidade.

Com o sistema biométrico, a Settra tem controle mais efetivo das determinações estabelecidas no edital de concessão do serviço de táxi, como a garantia de que a condução do carro está sendo feita por cadastrado pela Settra. O equipamento permite a transmissão de dados da operação da frota, em tempo real, sendo possível identificar o motorista, o status do táxi (livre ou ocupado) e toda a trajetória realizada pelo veículo, permitindo verificar a origem e o destino da viagem. O que pode auxiliar em possíveis apurações de situações adversas ao serviço.

Com estes dados é possível também classificar bairros com maiores demandas, permitindo melhor gestão dos pontos já existentes e de novos. O sistema ainda libera todos os dados dos permissionários, auxiliares, veículos, prontuários, pontos de táxi e multas. A cobrança do dispositivo tem sido feita durante a vistoria anual do serviço de táxi. Até sexta-feira, 22, a verificação acontecerá nos veículos de placas com final zero, última etapa do trabalho. Caso um carro, com concessão na última licitação, seja flagrado sem os itens obrigatórios, dentre eles a biometria, o proprietário poderá ser multado em R$ 65,73, por não cumprir as exigências do edital, podendo inclusive chegar à extinção da permissão.

Instalação facultativa para outros permissionários

A instalação do equipamento é facultativa para os permissionários que não participaram da licitação 007/2014. No entanto, caso haja interesse, é necessário contratar empresa homologada pela Settra. Após a instalação do sistema, os taxistas devem comparecer à secretaria, na Rua Maria Perpétua, 72, Bairro Ladeira, para fazer o cadastramento da biometria. Permissionários precisam estar com o Cadastro de Identificação do Veículo (CIV) e os auxiliares a Carteira de Motorista de Táxi (CMT). Só então o carro deverá ser levado para o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), para validação dos equipamentos.

Mais segurança

Além disso, outras ferramentas auxiliam na segurança, não só para o passageiro, mas também ao motorista, como, por exemplo, as câmeras no interior do veículo, que possibilitam a gravação de áudio e vídeo.

Texto: Lucas Pimentel, estagiário, sob supervisão de Wildemar Aquino

* Informações com a Assessoria da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo telefone 3690-7767.

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão realiza vistoria técnica em seis obras, que totalizam investimento de R$ 40 milhões
25/4/2024 - SE
Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, é celebrado na E. M. Amélia Pires